x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 315

tributação e recolhimento de imposto sobre ganhos eventuais

Sebastião Fagundes Júnior

Iniciante DIVISÃO 2 , Técnico Administrativo
há 3 anos Segunda-Feira | 21 março 2022 | 17:49

Olá a todos,

Tenho uma dúvida em como recolher o imposto sobre ganhos eventuais proveniente de fonte pagadora PJ. Além disso não tenho ideia de qual seria a alíquota correta. Sou funcionário público e, além do salário mensal, obtenho ganhos (não é todo os mês) que são pagos por PJ em minha conta bancária. Pesquisei um pouco sobre o assunto, mas só aumentaram as minhas dúvidas. Portanto, pergunto aos senhores(as), o correto é recolher o carnê-leão ou darf complementar? ou posso recolher no momento da declaração anual de ajuste? Qual seria a alíquota ou o sistema da receita realiza o cálculo ?   
Obs: ganhos provenientes do poker online

Desde já agradeço.

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 21 março 2022 | 18:52

Se forem provenientes do exterior, carnê-leão. De PJ no país, ficha de Rendimentos tributáveis recebidos de pessoas jurídicas.

Iniciante DIVISÃO 2 , Técnico Administrativo
há 3 anos Quarta-Feira | 23 março 2022 | 17:47

Os valores são recebidos de PJ no país. O carnê leão pelo o que entendi seria para ganhos provenientes de PF e o pagamento seria realizado no mês subsequente ao do recebimento dos valores. Já o Darf complementar seria indicado para valores provenientes de fonte PJ, mas estou na dúvida se encaixaria a esse caso. Por sua vez, a ficha de Rendimentos tributáveis serviria apenas para o preenchimento das informações que constam no comprovante de rendimentos fornecido pela empresa onde eu trabalho, o que não é o caso, já que os valores que mencionei eu recebo eventualmente e de outra fonte pagadora. A dúvida é em relação a como regularizar esses ganhos sempre que cair na conta bancária. Qual a alíquota que se aplica e de que forma realizar esse recolhimento? Ou simplesmente aguardo a declaração anual de ajuste, declaro os valores e verifico o imposto a recolher? O negócio é evitar problemas futuros com a receita.

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 23 março 2022 | 17:55

Se os pagamentos são por PJ sediada no Brasil, ela é responsável pela retenção e pelo recolhimento do IR.
Você, informará e tributará esses rendimentos apenas na declaração de ajuste anual, na ficha que lhe informei.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: