Graciane Fernandes Vasconcelos
Iniciante DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeDe acordo com o CPC 16 como deve ser tratado o ICMS na transferência de estoques entre filiais (produto acabado - disponível para venda)? Como seria a contabilização?
respostas 1
acessos 1.020
Graciane Fernandes Vasconcelos
Iniciante DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeDe acordo com o CPC 16 como deve ser tratado o ICMS na transferência de estoques entre filiais (produto acabado - disponível para venda)? Como seria a contabilização?
Diego Jardim Silva
Ouro DIVISÃO 1 , Encarregado(a) ContabilidadeNeste caso não existe alteração quantitativa no patrimônio total da empresa, mas se você efetua a entrega do Livro Diário Geral (ECD) é recomendável realmente que seja o mais analítico possível.
A forma de efetuar o lançamento depende de como seu sistema trata os lançamentos de filiais distintas. Posso citar alguns modos que já vi, estritamente relacionado ao ponto do "ICMS a Recuperar":
- 1º Exemplo: Escrituração centralizada, contudo, com contas cadastradas para matriz e filial. Ficando algo parecido com o seguinte lançamento:
D - ICMS a Recuperar Filial X (AC)
C - ICMS a Recuperar Filial Y (AC)
- 2º Exemplo: Escrituração centralizada, contudo, contendo um campo específico na tela de lançamentos que identifique qual filial está sendo contabilizada. Novamente, segue exemplo:
D - ICMS a Recuperar Filial (AC) --- Escolhendo Filial X
C - ICMS a Recuperar Filial (AC) ---- Escolhendo Filial Y
Observação: Repare que neste exemplo, a conta é idêntica, apenas existe um campo dentro da tela de lançamentos que determina qual filial será acumulado o saldo do lançamento.
- 3º Exemplo: Escrituração centralizada, contudo com controle por centro de custo.
D - ICMS a Recuperar Filial (AC) --- Escolhendo Centro de custo da Filial X
C - ICMS a Recuperar Filial (AC) ---- Escolhendo Centro de custo da Filial Y
Observação: Este exemplo é parecido com o segundo, contudo, são campos distintos, criados para finalidades distintas, mas, que, neste caso, podem ser utilizados para sua questão.
- 4º Exemplo: Escrituração descentralizada, ou seja, lançamentos efetuados separadamente durante o período, com posterior consolidação das demonstrações contábeis.
Contabilidade da Filial X:
D - ICMS a Recuperar (AC)
C - Conta corrente filial y (PC)
Contabilidade da Filial Y:
D - Conta corrente filial x (AC)
C - ICMS a Recuperar (AC)
Lançamento no final do exercício para fins de consolidação dos balanços:
D - Conta corrente filial y (PC)
C - Conta corrente filial x (AC)
Observação: Devido as soluções de softwares existentes hoje (extremamente integrados, e muitos em nuvem, acredito que este último seja o menos utilizado)
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade