x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.217

CONTABILIZAÇÃO DE ATIVO IMOBILIZADO

José Luiz Almeida Fagundes

José Luiz Almeida Fagundes

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 31 março 2022 | 09:18

Bom dia, 
Algum colega pode me ajudar? Como deve ser a contabilização de um ativo imobilizado. Estou começando nesta área contábil/fiscal, e tenho uma nota de compra de um telefone celular no valor de  R$1609,00. Como fica a débito e crédito, e como deve ser a lançado a depreciação?  

Desde já agradeço!

Adelita

Adelita

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 31 março 2022 | 11:01

D- Imobilizado (Ativo Não Circulante)
C- Caixa/Banco - Disponibilidades (Ativo Circulante)

D- Depreciação (Conta de Resultado)  
C- Depreciação Acumulada (Ativo Não Circulante)

José Luiz Almeida Fagundes

José Luiz Almeida Fagundes

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 31 março 2022 | 13:41

Adelita 
Muito obrigado pela resposta. Se não inconveniente, poderia me explicar com mais detalhes como eu faria este lançamento, a taxa da depreciação. se eu devo fazer isso mensal ou só anual, pois além deste ainda tenho outras mercadorias que devem entrar no ativo imobilizado também. 

Obrigado novamente pela atenção!

Adelita

Adelita

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 31 março 2022 | 16:07

Primeiramente confirme se o item se encaixa como imobilizado.

CPC 27 item 6
Ativo imobilizado é o item tangível que:
(a) é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para
aluguel a outros, ou para fins administrativos; e
(b) se espera utilizar por mais de um período.
Correspondem aos direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção
das atividades da entidade ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de
operações que transfiram a ela os benefícios, os riscos e o controle desses bens



Segundo, sim a depreciação é mensal, você verifica nesse site aqui taxa de depreciação anual e divide por 12 e lança mensalmente.

https://www.mmcontabilidade.com.br/flash/taxasdepreciacao.htm

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.