Exatamente Vander, o EFD (Conhecido por SPED Fiscal) foi primeirament em ato Cotepe enquadrado algums empresas de acordo com desejo do fisco federal, dando liberdade de enquadramento pelos estados... aqui no MT, até vendedor de picolé eles querem por na EFD rsrsrs
Nosso estado enquadrou por alguns CNAEs, emissão de NF-e, agropecuarias com CNPJ, ter filial dentro do estado, entre outras... o certo era verificar a lista emitida pela sua Secretaria de Fazenda, ou consultar o RICMS, que com certeza terá o enquadramento.
"Art. 247 A Escrituração Fiscal Digital (EFD) é de uso obrigatório para os contribuintes do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação - ICMS que se enquadrarem nas hipóteses abaixo relacionadas: ..."
§ 9º Sem prejuízo do disposto nos incisos do caput e do § 6o, ficarão, ainda, obrigados ao uso da EFD os contribuintes que, até 1º de setembro de cada ano civil, forem, de ofício, incluídos entre os obrigados à emissão da Nota Fiscal Eletrônica - NF-e ou do Conhecimento de Transporte Eletrônico - CT-e. (cf. § 3º da cláusula terceira do Ajuste SINIEF 02/2009)
§ 10 O disposto no parágrafo anterior não se aplica aos contribuintes que, voluntariamente, requereram autorização para emissão da NF-e ou do CT-e. (cf. inciso I do § 1º da cláusula terceira do Ajuste SINIEF 02/2009)
§ 11 Nas hipóteses previstas no § 9º, a obrigatoriedade do uso da EFD terá início no 1º (primeiro) dia do ano civil subsequente àquele em que se tornou obrigatória a emissão da NF-e ou do CT-e. (cf. § 3º da cláusula terceira do Ajuste SINIEF 02/2009)
Estas entre muitas outras... porém só estou citando o estado do MT.
Não tenho conhecimento da sua legislação, mas espero que possa lhe clarear, tanto que a empresa pode não estar na lista de obrigados, porém deve apresentar, e se der erro na transmissão, mandar uma carta de esclarecimento a ouvidoria pra saber o por que sua empresa se enquadra, mas não está com permissão. Acho melhor questionar e saber ao certo, do que deixar passar e levar um rombo futuramente.
Atte.