x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 22

acessos 7.053

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 2 junho 2010 | 14:50

Washington Luiz,

essa empresa está no Lucro Real obrigada a entrega da ECD ?

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

há 14 anos Quarta-Feira | 2 junho 2010 | 14:54

Estão dispensadas de entregar a ECD as Sociedades Simples.

Ficaram de fora da obrigatoriedade de entregar a ECD:

* Empresas Enquadradas no Lucro Presumido Trimestral;

* Empresas inscritas no Simples Nacional;

* Entidades sem Fins Lucrativos;

* Sociedade Cooperativa.

Se sua empresa não possue contrato registrado na Junta Comercial e sim no Cartório de Registro, você esta DESOBRIGADO a apresentar o SPED.

Espero poder ter ajudado.

Fonte: SPED - editora - IOB. Osmar Reis Azevedo e Paulo Antônio Mariano, p. 246

Isso foi citado pelo usuário: Leonardo Rodrigues de Lima
link no fórum: http://www.forumcontabeis.com.br/ler_topico.asp?id=29708

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
OTÁVIO BATISTA MUNIZ

Otávio Batista Muniz

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 2 junho 2010 | 16:42

Boa tarde, alguém poderia dizer em quais contas eu lanço uma venda de R$ 1.000,00. Sei que:

Debita - Caixa/Banco (conta patrimonial)
Credita - Vendas de Mercadoria (resultado)

C - CMV - (resultado)
Simples / Impostos - ? (resultado)

Me ajudem por favor

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 4 junho 2010 | 14:05

Boa tarde, Otávio

Considerando que este assunto de sua dúvida já está em debate neste tópico, o melhor caminho seria dar continuidade nele por lá, em vez de duplicar a pergunta em outro tópico.

A título de exemplo, e com créditos a Cláudio Rufino, clique aqui e leia a postagem dele feita em 25/02/2010.

Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Washington Luiz Ramos Cruz

há 14 anos Quinta-Feira | 8 julho 2010 | 16:45

Caros amigos, o livro diário pelo exemplos que vejo não ficar com saldo credor ou devedor, pois para todos credito á um débito, já no razão mostra os saldos se é credor ou devedor; a minha afirmação está correta ou estou equívocado.

Pesso ajudar sobre o diário abraços Washington.

http://mw-contabilidade.negociol.com/
email:washingtoncontabilidade@hotmail.com
Jesus Cristo é o único salvador.
Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

há 14 anos Quinta-Feira | 8 julho 2010 | 16:57

Marcia Helena Batista

Exato. A ECD é a forma digitalizada de autenticação do Livro. Quem entrega On-Line não deve entregar impresso. Caso faça das duas formas, se não me engano o impresso será indeferido.

O ECD nada mais é que autenticar de forma digital, como antigamente enviava-se carta pelo correio, e hoje envia-se por e-mail.

Se eu interpretei de forma correta sua afirmativa, entendo que o Diário especifica origem e destino de valores contábeis, com lançamentos de débito e seu correspondente credito.
O Razão é um analítico de uma conta, que mostra suas origens/destinos, afirmando estar com saldo devedor/credor.
O Diário terá sempre o somatório de débitos igual ao de créditos.

Concluindo, sim, concordo com sua afirmação.

Atte.

SANDRA REGINA DE CASTRO

Sandra Regina de Castro

Bronze DIVISÃO 2 , Controller
há 14 anos Segunda-Feira | 12 julho 2010 | 20:15

Prezados Colegas,

a respeito do Sped contábil: é necessário incluir um balanço de abertura para enviar o arquivo com movimentações 2009, para quem está no lucro real, porém para aquelas que estão no lucro presumido não, mas terá obrigatoriedade para este regime junho/2011.

A minha dúvida está no balanço de abertura, pois a empresa teve suas atividades iniciadas em 2000 e não possui escrituração contábil regular (pois fez opção pelo simples na época). Assumi a escrituração em 2008, porém ainda não consegui consituir os saldos anteriores para um balanço de abertura, ou seja, ainda não tenho fechada a contabilidade de 2008 e 2009.

Qual o procedimento a adotar nestes casos? Preciso escriturar toda a contabilidade para chegar a este saldo ? E no momento do envio do Sped contábil, como considerar a numeração dos livros diário e razão, uma vez que os terei somente a partir de 2008?

Agradeço a ajuda.

Sandra

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

há 14 anos Quarta-Feira | 14 julho 2010 | 08:20

Bom dia Sandra Regina de Castro,

Lógicamente para você ter um saldo correto em 2009, é necessário ter fechado a contabilidade em 2008.

A ECD mudou em comparação com a Autenticação em Papel na junta, mas somente a forma, não sua essência.
Eu entreguei a ECD de uma empresa no L.R, Diário Completo + DRE e Balanço.
Transmitiu, e estou no aguardo das informações da Junta.

Sobre a questão dos livros, você deve seguir a mesma numeração... Caso utilize a nº 2 no ECD e nº nos livros de 2008, o mesmo deve estar autenticado na Junta, do contrário, sua ECD será indeferida, pois estaria começando no Livro 2. Se enviar como sendo livro 1, vai conflitar com este livro que esta no papel.
Procedimento, fechar ano 2008, autenticar na junta como livro 1, fazer a ECD, transmitir como Livro 2.

Atte.

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

há 14 anos Quarta-Feira | 21 julho 2010 | 15:25

Boa tarde Washington.

Qual tipo de Diário ? Impresso ou Digital ?
Se digital ,Diário Completo ou Resumido + Auxiliar ?

Atte.

Vicente Carlos Lloria Villena

Vicente Carlos Lloria Villena

Prata DIVISÃO 2 , Gerente Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 21 julho 2010 | 16:45

Boa tarde Marcia,
Realmente você não precisa mais imprimir o razão e nem o Diário, pois o registro dos mesmos será feito pela Junta.
Você pode acompanhar isto dentro do Sped Contábil "Consultar Situação", onde você terá a situação atual da sua escrituração.
Porém temos informações de empresas que já entregaram o Sped Contábil que a Junta esta demorando para efetuar o registro dos livros.
Veja a Portaria Jucesp nº 19, de 19.05.2010 que fala sobre os procedimentos para solicitação de colocação em exigência dos livros enviados pelo Sped, ou seja, esta Portaria visa agilizar o registro dos livros.
Um abraço,
Vicente

Júnior

Júnior

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 22 julho 2010 | 11:47

Lucas Trentin Zandoná

Sabe me informar quais os conceitos que devo ter de Lucro Presumido.

Estou assumindo a contabilidade da empresa, e o antigo contador deixou
ela sem fazer qualquer tipo de registro...(Razao...diario...etc)
Ela era simples...e foi EXCLUIDA (proc.administrativo - Prefeitura)
Ou seja....EXCLUIDA do SIMPLES e enquadrada no LUCRO PRESUMIDO.

Pergunto eu..ela tera q fazer o SPED?

e quais os impostos..registros que tem que ser feito no Presumido...
exemplo....
PIS, COFINS, IRRF, CSLL.............DIARIO, RAZAO, BALANCETE, BALANÇO....????

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

há 14 anos Quinta-Feira | 22 julho 2010 | 14:16

Boa tarde Júnior,

A respeito da EFD, segue link para verificar se o nome da empresa consta na lista de obrigados, porém além disso, deve-se checar o RICMS-MT para ver a obrigatoriedade pela legislação mesmo, que as vezes pode acontecer de não estar na lista, mas estar obrigada.

Verifique o seguinte Link: http://www.forumcontabeis.com.br/ler_topico.asp?id=29746 que foi postado pelo Cláudio Rufino, e explica bastante as obrigações.

Este link, você consulta a obrigatoriedade: www.sefaz.mt.gov.br

Atte.

Júnior

Júnior

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 22 julho 2010 | 17:15

Ah sim...
Vou verificar na lista de obrigados e vou checar no RICMS/MT.
Valeu pela ajuda!
Precisando vou te perguntar...rsrs!
T+

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

há 14 anos Sexta-Feira | 23 julho 2010 | 08:46

Júnior

Se não me falha a memória é o Art. 245 em diante.

Atte

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: