x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 811

Pagamento a sócios

veronica araujo

Veronica Araujo

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 2 anos Sábado | 16 abril 2022 | 20:15

Tenho algumas situações em uma empresa que não estou sabendo como contabilizar, preciso de ajuda.Os sócios da empresa fazem retiradas pagas pelo banco, sendo que essa empresa consiste  em matriz e filiais. Um sócio retira pela matriz um valor de pro-labore e nas outras o mesmo valor por loja o outro sócio é funcionário público e por isso não pode ter retirada pro-labore porém faz a mesma retirada por loja igual ao 1o. Sócio, como faço essas contabilizacões?

veronica araujo

Veronica Araujo

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 19 abril 2022 | 10:42

Bom dia,

É justamente isso que não estou sabendo como definir, qual a melhor forma de fazer.
"Pois não houve recolhimento de impostos em quaisquer dessas situações"
A principio não tenho como lançar como pagamento de lucros, pois mão fiz a apuração.
Como pró-labore somente um só tem sua retirada estipulado pelo salario mínimo apenas pela matriz, porem existe retiradas pelas filiais,
Já o segundo sócio é como falei por se tratar de funcionário publico não pode haver retirada pró-labore.
sendo assim as duas primeiras opções já foram descartadas a apuração de lucros  e pró-labores, restando o pagamento sem causa.
Gostaria saber mais sobre o assunto, como poderia está fazendo esses lançamentos e no que isso implicaria para a empresa e para os sócios.
Como o ano de 2021 já estava com essas pendencias quero tentar organizar tais pagamentos na contabilidade e corrigir o erro a partir desse ano da forma correta a ser feita.
Desde de já agradeço a ajuda dos colegas e espero ter explicado bem a minha situação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.