x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 93

Melhor forma de abrir um PJ

Jan Tarik Martins Nazorek

Jan Tarik Martins Nazorek

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Informática
há 1 ano Quarta-Feira | 20 abril 2022 | 22:18

Olá, estou cogitando abrir uma empresa para realizar alguns serviços de T.I, porém sou funcionário público e sei que não posso ser administrador da empresa. Vi algumas formas na internet, mas gostaria de saber opiniões a respeito.

Abrir PJ LTDA UNIPESSOAL colocar meu pai como administrador - Caso esse seja possível, gostaria de saber se é necessário recolher pró-labore para o 'adm' ou se posso me abster de pagar INSS, pois meu pai já é aposentado.

Abrir PJ LTDA colocando 99% para mim e 1% para meu pai, deixando ele como ADM novamente. Também gostaria de saber se nesse caso preciso recolher o prolabore para o adm e caso seja obrigatório se posso não pagar as taxas do INSS.


De todas as formas gostaria de saber se colocando meu pai como ADM preciso declarar pro-labore e pagar INSS. e qual seria a melhor forma nesse caso.


Obrigado.

Claudionei Santa Lucia

Claudionei Santa Lucia

DIVISÃO , Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 21 abril 2022 | 15:33

Boa tarde,
Prezado,
Pró-labore é a remuneração do sócio, implícito está o recolhimento do inss, mas se:

(i) Este sócio não trabalha para a empresa, apenas figura como sócio pró-forma, não cabe pró-labore; e]
(ii) Este sócio no caso, o seu pai possui outra remuneração, pois informou que ele é aposentado, também não há necessidade de destacar o pró-labore.

Muitas pessoas acham que o pró-labore é obrigatório, mas desde que justificado não é, pois óbice poderá encontrar ao tentar pedir uma certidão no inss para algum fim, seja para participar em licitações ou outra questão, e se ele preenche os requisitos acima explícitos, não há necessidade de destaque de pró-labore.

Quanto a decidir abrir PJ LTDA Unipessoal ou PJ LTDA "normal", tanto faz, a diferença é que uma se você tiver dívidas e forem acionar a empresa alcançará os bens do titular e a outra limitará ao capital social, ou seja, a 2a (pj ltda "normal")





https://www.projetoscsl.blogspot.com
https://www.csl.cnt.br
https://www.claudioneiadvogados.com.br
https://www.linkedin.com/in/claudionei-santa-lucia-3846572a/

"Non ducor, duco"

" Das pedrinhas que venho encontrando ao longo da minha caminhada, não as vejo como problemas, bem como não tropeço nas mesmas e sim estou juntando-as e construindo o meu Castelo "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.