x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 5.300

venda de imovel não registrado na contabilidade

kell Feitosa

Kell Feitosa

Prata DIVISÃO 4
há 14 anos Quinta-Feira | 3 junho 2010 | 23:49

Boa noite a todos!

Eu novamente... rsss

Pesquisei, mas nada encontrei sobre o assunto, se alguem puder me ajudar.

Foi feito a venda de um imóvel, mas o mesmo não consta registrado no imobilizado da entidade, pois a mesma é muito antiga e por mais de 20 anos ficou sem contabilidade, e quando foi iniciada alguns fatos não foram registrados, incluvise esse imóvel, que agora foi vendido e o dinheiro está entrando no banco.
Como faço para corrigir isso e poder agora registrar essa situação?

* É uma entidade sem fins lucrativos, e pelo que li num artigo postado por Saulo >>" que os ganhos de capital auferidos na alienação de bens do Ativo imobilizado estão isentos desde que "destine referido resultado, integralmente, à manutenção e ao desenvolvimento dos seus objetivos sociais". (Redação dada pela Lei 9.718, de 1998 )."

Pergunto: que lançamentos contábeis uso para destinar esse ganho de capital e mostrar contabilmente que foi usado na manutenção e desenvolvimento dos objetivos socias do sindicato???

Agradecida

Kell

kell Feitosa

Kell Feitosa

Prata DIVISÃO 4
há 14 anos Domingo | 6 junho 2010 | 06:57

Bom dia!

Será que algum colega poderia me dar uma luz??!!! Estou no sufoco para terminar uma contabilidade e não sei como proceder com a situação descrita na pergunta acima, e torno a refaze-la, pois talvez não tenha consiguido me fazer entender

Pergunta 1: Como faço para corrgir na contabilidade de 2009: imovel adquirido em 1980 e não registrado no imobilizado?
E também a venda desse imovel nesse ano de 2009?

Socorro Saulo! Com sua sabedoria infinita, teria uma luz??

Desculpem-me a insistência

Muito agradecida.

Jorge Luís de Oliveira Daibes

Jorge Luís de Oliveira Daibes

Iniciante DIVISÃO 4 , Auditor(a)
há 14 anos Terça-Feira | 8 junho 2010 | 09:25

Bom dia Kell,

Situação complicada essa que tá colocando. Entendo que se ele não está registrado no imobilizado da empresa, ou nunca esteve registrado, ele não pertence ao pratimônio dela.

Pra ajudar precisaria das questões abaixo:

1- O imóvel tem ou não tem o registro em nome da empresa? Escritura? Ela detem algum documento que demonstre seu desembaraço ou que posso dizer que pertenceu a ela?

2- a empresa que vendeu o imóvel passou algum documento?

3- tente postar outras informações que possam ajudar.

Em princípio Kell vender um bem que não está registrado no ativo é complicado sim. Mas vamos por parte para encontrar uma solução.

abraços

kell Feitosa

Kell Feitosa

Prata DIVISÃO 4
há 14 anos Terça-Feira | 8 junho 2010 | 23:02

Boa noite Jorge e a todos os colegas do forum,

Respostas ao seu questionamento:

1- Sim, a empresa, ou melhor dizendo a entidade sem fins lucrativos, um sindicato, tinha a escritura do imóvel no nome da mesma.

2- foi feito a transferencia de forma legal da venda, em cartorio, e tudo o mais de direito do referido imóvel para o novo dono e o dinheiro da venda entrou no banco.

3- outras informações:
- o problema maior é que trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, onde a mesma, tem por obrigação fazer a prestação de contas aos associados, conforme definido em estatuto. E a venda do referido imóvel foi aprovada em assembléia pelos associados. Portanto a venda do mesmo tem que constar na contabilidade, onde a assembleia para a prestação de contas do exercicio de 2009 vai ser final desde mês, e foi no ano de 2009 em que ocorreu o fato citado acima.
O imovél não consta registrado no imobilizado, por que motivo não sei, só sei que o sindicato ficou muitos anos sem que fosse feita a contabilidade, e já peguei o trem nesse estágio, e agora me encontro nessa situação e tenho que encontrar uma saida viável dentro das normas contábeis, e acredito que deva existir.

Espero, caro Jorge, que você ou outro colega possa me dar uma luz, tambem espero que as informações postadas sejam sucifientes. Caso contrario, e só perguntar.

Fico no aguardo e agradeço a gentileza pela sua disposição em querer me ajudar.
Que Deus te ilumine hoje e sempre.

Kell

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade