x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 89

Receita de Ação judicial X Honorário Assistencial

SONIA FIORINE

Sonia Fiorine

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 26 abril 2022 | 17:41

Boa tarde,Uma entidade Imune (Sindicato) representou seus associados numa ação judicial , o advogado logrou exito na ação, porém os seus honorários foram depositados diretamente na sua conta bancária por determinação judicial, mas a nota fiscal dos serviços foi emitida contra a entidade. Como posso contabilizar essa despesa (NF de serviços), visto que o valor pago dos honorários não transitaram pelo caixa ou banco da entidade?AttSônia Fiorine

Carpem Die
Sônia Fiorine
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 26 abril 2022 | 18:04

Boa tarde Sônia!
Verifique o valor da ação, se o Sindicato ganhou, quem perdeu a ação pagou os honorários, então o valor da ação entra como receita que vai abater a despesa de honorários.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
SONIA FIORINE

Sonia Fiorine

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 29 abril 2022 | 13:38

Boa tarde, Gilberto

O problema é justamente esse, o Sindicato apenas representou seus associados,  a causa foi paga diretamente aos próprios associados,  já deduzido o valor dos honorários advocatícios,   valor esse que também por ordem do proprio juiz já foi depositado direto na conta do advogado. 
Como o Sindicato representou os associados o advogado emitiu a nota fiscal de serviços dos honorários em nome do Sindicato que foi o tomador, mas nenhum valor transitou de fato pela Entidade.  Como contabilizar simbolicamente a entrada e saída desse valor?

Agradeço  desde já.
Sônia Fiorine

Carpem Die
Sônia Fiorine

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.