x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.802

Contabilização Imóvel (Estoque, Investimento ou Imobilizado).

Dayanne Machado

Dayanne Machado

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 28 abril 2022 | 12:05

A empresa (A) que trabalho recentemente transferiu um Imóvel como integralização de capital para outra Sociedade, passando a ser acionista da empresa B. Porem esse imóvel é onde a empresa A realiza suas atividades. 

Pergunta: Esse Imóvel entrara na empresa B com qual classificação? Estoque, Investimento ou imobilizado? Sendo que a empresa A vai começar a pagar aluguel pela utilização do Imóvel para a empresa B.

Imagino que não ira ser Estoque porque o imóvel não estará disponível para venda, somente para o Aluguel. Mas estou com duvidas se a classificação correta e Propriedade para Investimento ou imobilizado, já que o aluguel é justamente para um sócio.

Renan Correa Videira

Renan Correa Videira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 28 abril 2022 | 13:27

Em meu entendimento ele deve se enquadrar como Imobilizado, investimento seria se tivesse como finalidade a revenda dele em um futuro próximo, lembrando da obrigatoriedade do recibo de aluguel e o reconhecimento desta receita de aluguel para fins de apuração de impostos.

Dayanne Machado

Dayanne Machado

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 29 abril 2022 | 10:51

Mas a  empresa é uma construtora, e a atividade fim é a construção e venda de imóveis. Não o aluguel. Não seria Imobilizado somente se fosse ligado a atividade da empresa?

E só vai existir esse aluguel para a empresa que é sócia dessa construtora. Fico em dúvida de ser investimento justamente por isso. Pois também na propriedade para investimento o aluguel é para terceiros. E o aluguel para sócios caracteriza como sendo terceiros?

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Sábado | 30 abril 2022 | 11:08

Dayanne,
O registro contábil é em conta de Propriedade para Investimento. Vejamos o que diz o item 5 do Pronunciamento Técnico CPC 28:

Propriedade para investimento é a propriedade (terreno ou edifício – ou parte de edifício –ou ambos) mantida (pelo proprietário ou pelo arrendatário como ativo de direito de uso) para auferir aluguel ou para valorização do capital ou para ambas e, não, para: 
(a) uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços ou para finalidades
administrativas; ou
(b) venda no curso ordinário do negócio.

Logo, se o imóvel é alugado, esse é o lugar da contabilização: Propriedade para Investimento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.