x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 4.142

Renovação de Conta Garantida

FERNANDO BRESSAN ZANETTE

Fernando Bressan Zanette

Bronze DIVISÃO 5 , Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 7 junho 2010 | 15:53

Ola

tenho um cliente q possui conta garantida em um dos bancos que trabalha. lançando os extratos reparei que ocorre um lançamento a credito, no valor do saldo negativo, zerando a conta, depois o extrato segue normalmente com transf. depositos etc...

perguntei no banco e o gerente me explicou que isso é a renovação do limite da conta garantida do meu cliente. daí minha pergunta é: como lanço isso na contabilidade?

Alguma idéia?

Valmir de Oliveira

Valmir de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 10 junho 2010 | 17:51

Fernando,

Não sei se entendi bem sua pergunta, mas vou tentar resposnder:

1º Conta Garantida, seria a mesma coisa que um emprestimo mediante a assinatura de contrato, gerando juros + IOF de acordo com a utilização caso o saldo fique negativo, e proporcional aos dias que você usa o saldo da conta garantida;

2º Alguns Bancos fazem a operação dessa conta na mesma conta movimento, onde os lançamentos são normais, devendo quando o saldo for negativo e o Banco usar crédito da conta garantida para zerar o débito em sua conta... você passa a ter uma obrigação a pagar (Passivo), lançando na Conta Emprestimos, subconta "Bco X - C/Garantida";

Caso a conta garantida não seja operada na mesma conta corrente, você deve lançar da seguinte forma:

Utilização do crédito
D - Bcos.c/movimento (AC)
C - Emprestimos - C/Garantida (PC)

Do pagamento
D - Emprestimos - C/Garantida(PC)
C - Bcos.c/movimento

Att.
Valmir

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade