x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.755

Contabilização contrato de exploração mineral

Daniela Sborz

Daniela Sborz

Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 5 maio 2022 | 11:27

Bom dia a todos,

Surgiu uma dúvida quando a contabilização da cessão de uso de um terreno para exploração dos recursos minerais pela União.
O produto que irá originar a exploração será pedra, onde está orçado um volume em metros cúbicos ao preço médio vigente.

O lançamento inicial entendemos que partiria:

D - Direito de Exploração de Recursos Naturais - Jazida Mineral Cidade/Estado (ATIVO INTAGIVEL)

C - ??? (Ficamos em dúvida se seria: Receita Diferida no Passivo ou direto na conta de resultado).

Como contabilizo no balanço estes valores para apropriar o ativo devido a empresa?

Grata pela atenção!

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 5 maio 2022 | 11:36

Entendo que o princípio do custo histórico deve prevalecer neste caso. Portanto, o crédito está relacionado com o valor desembolsado agora para pagar pelo direito do uso, seja o valor pago para outra pessoa que detinha o direito de lavra, seja pelos custos relacionados ao registro deste direito junto a ANM, Cetesb, Ibama e/ou outros órgãos.

Não sei se os demais colegas entendem que o Valuation baseado em expectativa de fluxos de caixa futuros pode ser reconhecido no balanço da empresa, desconsiderando custo histórico. Se alguém tiver alguma divergência e tiver alguma base, também gostaria de saber, pois aqui no escritório, nós tratamos conforme eu expus acima.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade