x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 149

faturamento bruto de uma empresa cobradora de dividas

felipe

Felipe

Iniciante DIVISÃO 3 , Estagiário(a)
há 3 anos Terça-Feira | 10 maio 2022 | 12:29


 sou estagiário e curso o 7º semestre de contabilidade.
No meu estagio, a empresa me pediu para fazer o balanço da empresa, até ai tudo bem, mas tive uma contestação com meu chefe pois a empresa trabalha com prestação de serviço cobrando divida de clientes portanto toda divida cobrada é recebida e cai na conta banco da empresa e depois é repassada para os clientes, então essa é a causa de toda a minha dúvida pois pra mim o faturamento bruto vai cair sobre tudo que entra na empresa e depois faço a prestação de custo abatendo o valor original da divida e 10% continua na empresa como valor pelo serviço prestado. Mas meu chefe acha que o faturamento bruto só pode ser os 10% que permanece na empresa. Então, a minha duvida é se estou correto ou não?

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 3 anos Sábado | 14 maio 2022 | 12:02

Felipe,
Seu chefe está certo. A receita corresponde à remuneração recebida; o valor da dívida que será repassada ao dono do dinheiro é registrada no passivo.

Veja o item B36 do CPC 47:
B36. A entidade, que é o agente,
não controla o bem ou o serviço especificado fornecido pela outra parte antes que o bem ou
o serviço seja transferido ao cliente. Quando (ou como) a entidade, que seja agente,
satisfizer à obrigação de performance, ela deve reconhecer a receita equivalente ao valor de
qualquer taxa ou comissão s
obre a qual espera ter direito por providenciar que a outra parte
forneça seus bens ou serviços especificados, que serão fornecidos por essa outra parte.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade