x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 225

mensuração dos custos ativo biológico pecuaria

 I .SANTOS

I .santos

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 11 maio 2022 | 15:03

Boa tarde, estou com grande dificuldade de realizar os cálculos dos custos de uma empresa jurídica no ramo da pecuária , a empresa é nova primeiro ano de exercício
no ramo bovino.
já separei no ativo os custos referente a manutenção, medicamentos, suplementos ...

uma das minhas duvidas tbm é foi feito um arrendamento da pessoa física para a jurídica com uma clausula de 10% a ser pago ao arrendador do valor do faturamento anual como devo proceder com esse lançamento e se esse arrendamento tbm é alocado aos custos?

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Sábado | 14 maio 2022 | 12:29

I.
Tema complexo esse. Se o arrendamento se enquadra no CPC 6 (arrendamentos) a empresa deve reconhecer o valor do Ativo de Direito de Uso em contrapartida do valor presente do Passivo de Arrendamento (estimativa do que será pago ao longo do prazo do contrato). Nesse momento ela terá de reconhecer o montante dos juros a apropriar que será reconhecido como despesa financeira ao longo do contrato, pelo regime de competência. Nesse caso, o ativo é sujeito a depreciação de acordo com o prazo do contrato e o valor da depreciação, a meu juízo, é o que integra o custo. 
Agora, se o arrendamento não se enquadra no CPC 6, aí seria necessário ver a papelada para melhor conclusão porque isso poderia, dependendo do que consta nos documentos, ser tratado como uma parceria rural. 

 I .SANTOS

I .santos

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 26 maio 2022 | 09:55

Bom dia Edmar !
quanto ao tópico acima mencionado,  com a discriminação  referente a cédula rural hipotecaria  esse é o nome discriminado , vou postar algum trecho para fazer me melhor esclarecida orçamento de  aplicação de credito - o credito deferido destina-se ao custeio de : bovinocultura -corte, recria ... indeterminado existente no imóvel
fazenda XXXX de minha (nossa) propriedade ; e fazenda YYYY de minha nossa ) propriedade;
no período de 06/2021 a 06/2022 conforme discriminado abaixo :
produção , adubação de pastagens, animais (recria, ou engorda), fertilizantes, manejo de bezerros, suplemento mineral ....
O documento referente as custas e as parcelas e o valor creditado foram em nome da pessoa física e a conta creditada o valor de milhão e pouco  e o debito das parcelas tbm na conta física . minhas duvidas essa documentação de cédula rural em beneficio de duas fazendas  com credito na pessoa física , devo lançar na contabilidade ?  

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.