x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 278

IRRF 2022 - Dívidas e Ônus Reais

SANDRA S DAS D PORFIRO

Sandra s das D Porfiro

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Comercial
há 1 ano Sexta-Feira | 13 maio 2022 | 16:53

Boa tarde! Gostaria de receber um esclarecimento, por favor!
Nos anos de 2020 e 2021 fiz a declaração do imposto de renda, onde declarei financiamento de um apto. 
Eu lancei nas fichas Bens e Direitos e também Dívidas e Ònus e deu tudo certo com minhas declarações. Só que hoje (13/05/22), acabei vendo numa pesquisa no Google que não se deve lançar na ficha de de Dívidas e Ônus por se um empréstimo com garantia e que só deve lançar na ficha de Bens e Direitos, e que pode cair na malha fina. Minha dúvida é: isso procede? Outra dúvida: se este ano eu não lançar esse financiamento na ficha Dívidas, estará certo? Não correrei o risco de cair na malha fina por não informar mais o saldo devedor?
Desde já, agradeço pela ajuda de vocês.

Marcos Henrique

Marcos Henrique

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 13 maio 2022 | 17:52

Exatamente, aconselho retificar os anos anteriores e o desse ano lançar em bens e direito.

“Ser desafiado na vida é inevitável. Ser derrotado é opcional.” (Roger Crawford)

Consultoria Fiscal e Contábil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.