x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 39

Contabilizar contrato de compromisso de compra e venda de imóvel para entrega futura

Luciano Vargas Bogo

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 1 semana Sexta-Feira | 13 maio 2022 | 18:02

Olá!

Estou com dúvidas a respeito da contabilização de contratos de compromisso de compra e venda de imóveis em construção e na planta. Temos como cliente uma imobiliária que tem venda em um determinado empreendimento na planta que vai iniciar em alguns meses, mas já vendeu dois apartamentos e já recebeu parte do pagamento. Em outra obra em andamento (cerca de 80% já concluída), também tem venda de algumas unidades, algumas já recebeu parte do pagamento, para outras apenas assinou o contrato do compromisso.

Por exemplo:

a) Na obra ainda não iniciada, venda de duas unidade no valor de 200 mil cada, sendo que já recebeu 50% do valor;
b) Na obra em construção, venda de 6 unidade no valor de 200 mil cada, sendo que 4 delas já recebeu 30% do valor do contrato e para as outras 2 apenas assinou o contrato.

Como faço para contabilizar cada uma destas situações? A maior dúvida é como contabilizar o contrato em si no valor total.



RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.