x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.042

Registro J150 - Mudança de plano de contas

Jéssica Ricci

Jéssica Ricci

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 18 maio 2022 | 10:39

Olá, estou com um problema na ECD e gostaria de saber se alguém consegue me ajudar.

Em 2021 mudamos o plano de contas da empresa. No plano de contas anterior, o grupo do resultado era dividido, nível 3 eram as receitas e nível 4 eram as Despesas. Para chegarmos no lucro/prejuízo líquido, tínhamos que fazer um menos o outro. Já no plano de contas atual, o grupo de resultado só tem o nível 3 (para receita e despesa).
Então o saldo final de 2020 do nível 3 era o total da receita do trimestre. Já o saldo inicial em 2021 do grupo 3 é o total do lucro/prejuízo. O validador confronta esses saldos do nível 3 e apresenta o seguinte erro: O valor do saldo inicial (VL_CTA_INI) do código de aglutinação informado na DRE é diferente do saldo final do código (VL_CTA_FIN) informado na DRE do período imediatamente anterior.

Gostaria de uma orientação de como corrigir esse erro. Obrigada. Jéssica Ricci.

Jose Carlos Barbosa Pereira

Jose Carlos Barbosa Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 18 maio 2022 | 14:08

O ideal era que o teu DRE tivesse uma outra estrutura e nao igual ao do balancete, vejo como solucao mudar a estrutura do DRE, se teu sistema gera de outra forma, ou entao vincular os saldos que esta pedindo e ficar os valores iguais a anterior, vinculando o valor esperado no erro!

Atenciosamente

José Carlos Barbosa Pereira
CRC-RS 09458

Consultor em SPED

Email:
[email protected]
Whats (55) 999229619
Jéssica Ricci

Jéssica Ricci

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 19 maio 2022 | 16:31

Primeiramente obrigada pela resposta José.

O sistema não gera a DRE de outra forma.
O valor esperado no erro se refere ao total das receitas, onde o correto seria o total do lucro líquido. O comparativo ficará "errado".
Cadastrei na ficha I157 as contas do plano de contas antigo para ver se dava certo, mas o erro permaneceu. E quando cadastro a conta e preencho saldo anterior, dá erro também, porque no final de 2020 o resultado estava encerrado, então não tem que ter saldo inicial em 2021.
Está difícil rsrs

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.