x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 384

REF DIFERENÇA CUSTO XDESPESAS

MARINEZ FERRAZ

Marinez Ferraz

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 19 maio 2022 | 08:48

Bom dia

Estou com uma duvida pessoal sobre a distinção do seguinte:

A despesas com combustíveis do veiculo da empresa do comprador de peças para manutençao da industria  e toda outras areas da empresae considerado custo ou despesas? Se for custo faz-se rateio e correto?
Voces teriam a Norma tecnica contabil para me passar por favor?

Grata

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Domingo | 22 maio 2022 | 11:42

Marinez,
Alocação de custos de estoques é matéria do CPC 16 - Estoques. Vejamos os itens 10, 11, 12 e 15: 

10. O valor de custo do estoque deve incluir todos os custos de aquisição e de transformação, bem como outros custos incorridos para trazer os estoques à sua condição e localização atuais.

11. O custo de aquisição dos estoques compreende o preço de compra, os impostos de importação e outros tributos (exceto os recuperáveis junto ao fisco), bem como os custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços.

12. Os custos de transformação de estoques incluem os custos diretamente relacionados com as unidades produzidas ou com as linhas de produção, como pode ser o caso da mão de obra direta. Também incluem a alocação sistemática de custos indiretos de produção, fixos e variáveis, que sejam incorridos para transformar os materiais em produtos acabados.

15. Outros custos que não de aquisição nem de transformação devem ser incluídos nos custos dos estoques somente na medida em que sejam incorridos para colocar os estoques no seu local e na sua condição atuais.

O gasto ao qual vc se refere pode ser enquadrado no item 10 ou no item 15. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.