x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 24.482

DEDUÇÃO DE DESPESAS PARA MEI QUE TRABALHA EM HOME OFFICE

leonardo

Leonardo

Iniciante DIVISÃO 1, Autônomo(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 20 maio 2022 | 21:19

MEI que trabalha em home office ( usa a própria residência como local de trabalho ) pode deduzir despesas de aluguel, agua, luz, internet, etc.?

No caso essas despesas que pago ( boletos de energia, água, internet ) estão cadastradas no nome da pessoa física. Mas pago todas elas com minha conta digital MEI do banco inter.

Poderia deduzir nesse caso a quinta parte dessas despesas igual faria caso fosse profissional autonomo ou não é permitido?

Guardo comprovante de todas as despesas. 

Mateus Monezi

Mateus Monezi

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 23 maio 2022 | 14:57

Leonardo, boa tarde!

Conforme Parecer Normativo CST nº 60 de 20/06/1978
5. Quanto à dedutibilidade de despesas com imóvel que é concomitantemente utilizado como residência particular e para o exercício da atividade profissional (item 1, a), há que distinguir duas situações:
a) quando o imóvel é alugado o § 3º do art. 48 oferece o parâmetro admissível, já que permite a dedução da quinta parte do aluguel para estes casos, podendo, essa mesma parcela, ser admitida para as mencionadas despesas desde que efetivamente suportadas pelo contribuinte;
b) quando o imóvel for de propriedade do contribuinte admitir-se-á, também, a dedução da quinta parte das despesas decorrentes da propriedade e utilização do bem; mas não são dedutíveis os dispêndios com reparos, conservação e recuperação do imóvel, nem qualquer percentual sobre o seu valor locativo ou venal, ou sobre os valores das prestações porventura pagas no ano-base para aquisição do imóvel.
5.1. A dedução da quinta parte das despesas mencionadas será admitida quando não se possa comprovar, separadamente, aquelas oriundas das atividades profissionais exercidas e, ainda, não tenha sido pleiteada dedução de aluguel de outro imóvel destinado ao exercício da atividade produtora dos rendimentos.

Na situação, em minha concepção fica claro que é permitido a dedução da quinta parte das despesas decorrentes do uso do imóvel.
Saliento que, todas as despesas de caráter indispensáveis para a execução dos serviços podem ser utilizadas para deduzir, desde que seja mantido o livro caixa com os devido comprovantes.
 

Contabilista
Mirassol D’Oeste - MT
 
(65) 99924-4625

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.