x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 11.896

Limite na Distribuição de Lucros para regime de Lucro Presumido

Jhony

Jhony

Iniciante DIVISÃO 2, Engenheiro(a)
há 1 ano Terça-Feira | 24 maio 2022 | 23:28

Olá!

Presto serviço para o exterior e abri um CNPJ para pagar menos impostos, eu faturo em média 30k por mês. Eu gostaria de usar todo meu lucro para investimentos e gastos na minha PF, pois a minha empresa não possui custos para manter (fora impostos).

Conversei com meu contador e ele disse que no regime do lucro presumido eu posso distribuir até 32% de lucro sobre o faturamento, acima disso o valor distribuído cairia sobre a tributação da tabela progressiva do IRPJ, o que daria uma quantidade de imposto significativa.

Então gostaria de saber se é isso mesmo, pois checando em alguns portais de contabilidade encontro divergência em tal informação. Informação do portal tributário:

Se o lucro líquido contábil, após a dedução do IRPJ devido, for superior ao lucro presumido, o primeiro poderá ser totalmente distribuído aos sócios ou titular de empresa individual, com isenção do IR Fonte e na declaração do beneficiário.


Alguém saberia dizer se isso é possível mesmo?
Obrigado!

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 25 maio 2022 | 08:25

Este limite que ele te passou existe caso sua empresa não possua escrituração contábil, ou seja, caso sua empresa mantenha apenas escrituração de Livro Caixa.

Caso sua empresa possua escrituração contábil dentro dos parâmetros previstos nas normas contábeis, observando algumas normas fiscais, você pode distribuir a integralidade dos lucros devidamente evidenciados na contabilidade com isenção de IR.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.