x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 4.460

TAXA DE DEPRECIAÇÃO

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 26 maio 2022 | 14:04

Rafael Henrique, boa tarde.

As taxas de depreciação hoje são regidas pelas IN RFB nº 1.700/2017, disponível neste link.

Consulte pelo NCM do produto e terá a vida útil do bem e a taxa anual.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 27 maio 2022 | 08:21

Somente complementando. No ponto de vista fiscal, as taxas são definidas pela IN citada acima, mas no ponto de vista contábil é interessante observar o que regula o CPC 27, e eventuais diferenças devem ser controladas através de subcontas correlatas.

Obviamente que, dependendo do porte da empresa (ME, EPP ou um pouco maiores) e volume das suas transações, acredito não ser economicamente viável realizar todos estes controles, fazendo com que utilizemos apenas a IN 1700. Aqui no escritório possuímos apenas empresas pequenas, e não reconhecemos celular no ativo imobilizado, lançamos como despesa. (Observação: Reconhecemos apenas uma vez por se tratar de um Iphone, então, o valor era relevante no balanço da empresa que era de pequeno porte).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.