x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 8.819

Contabilidade Bancária Básica

Renata B

Renata B

Iniciante DIVISÃO 3 , Relações Internacionais
há 14 anos Quarta-Feira | 9 junho 2010 | 17:42

Há muitos anos não tenho contato com contabilidade (só tive a matéria na faculdade) e agora preciso aprender contabilidade bancária. Existe algum livro que vocês possam me recomendar?
Nas minhas buscas, localizei o livro "Contabilidade Básica Fácil" do Prof. Osni, mas acredito que este seja a contabilidade normal.
Além disso, vocês acham que eu tenho que primeiro relembrar a contabilidade normal para depois passar para a bancária?
Obrigada.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 15 junho 2010 | 14:01

Boa tarde, Renata

Bem vinda ao Fórum Contábeis.

Como na atualidade em toda e qualquer empresa é indispensável a manutenção de uma conta corrente bancária própria, conclui-se que este tipo de conta tem como titular desde uma modesta empresa familiar até uma robusta indústria.

Portanto, o problema não está em você precisar se aperfeiçoar somente na contabilização da movimentação bancária, e sim, compreender os mecanismos do raciocínio contábil a partir da análise dos fatos para poder aplicar o método das partidas dobradas segundo os conceitos científicos, e desde que seja conhecido como classificar qual conta debitar e qual conta creditar, é possível afirmar com segurança que será possível contabilizar qualquer ocorrência.

Sim, as obras de autoria de Osni Moura Ribeiro são boas porque de modo panorâmico são expostos os conceitos essenciais para as práticas contábeis, e caso você tenha se esquecido completamente destes critérios, este livro pode ser adotado a título de iniciação; outro livro razoável pode ser encontrado no seguinte link: Oculto" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">clique aqui.

Bons estudos

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
ALDEMIR NASCIMENTO DA SILVA

Aldemir Nascimento da Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 21 junho 2010 | 17:58

Prezados Colegas,

Entendi a pergunta de forma diferente.

Contabilidade bancária não é o mesmo que contabilizar a movimentação bancária.

A Contabilidade Bancária engloba a estrutura do Sistema Financeiro Nacional e os principais aspectos da Contabilidade aplicável às instituições financeiras, de acordo com o Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional - COSIF.

Um bom livro sobre Contabilidade Bancária pode ser encontrado no link Oculto" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">http://www.editoraatlas.com.br/Atlas/webapp/detalhes_produto.aspx?prd_des_ean13=Oculto

Aldemir

Renata B

Renata B

Iniciante DIVISÃO 3 , Relações Internacionais
há 14 anos Segunda-Feira | 21 junho 2010 | 18:02

Aldemir,

Muito Obrigada!
Como você conhece o livro, você acha que uma pessoa que está inciando, conseguiria acompanhar este livro? Pois, os outros me parecem ser bem didáticos.

Grata,

Renata

ALDEMIR NASCIMENTO DA SILVA

Aldemir Nascimento da Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 21 junho 2010 | 18:10

Cara Renata,

Depende do conhecimento anterior que você possua da contabilidade geral, pois a contabilidade bancária é um ramo específico da ciência contábil.

É preciso que haja um alicerce anterior(conhecimentos sobre contabilidade geral) sobre o qual você possa adicionar novos conhecimentos (contabilidade bancária).

Aldemir

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 23 junho 2010 | 10:51

Elinete.

Seja muito bem vinda ao Forum Contábeis.

A fim de sua dúvida ser respondida de forma a saciar seus anseios profissionais por favor, repita a mesma na sala de Legislações Estaduais e Municipais. Pois nossos amigos que por lá circulam lhe ajudarão.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade