x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 550

Como emitir nota fiscal para serviço prestado a empresa estrangeira?

João G.

João G.

Iniciante DIVISÃO 3 , Designer
há 4 anos Sexta-Feira | 3 junho 2022 | 15:40

Prestei serviços para uma empresa de Londres de março até agora em junho, e o conceito de nota fiscal (até onde eu sei) só existe no brasil, no exterior eles chamam de "fatura de pagamento", conhecida como "invoice", que nada mais é do que um demonstrativo em pdf indicando o serviço prestado, o valor e os dados para recebimento do referido valor. Porém, como estou no brasil, imagino que preciso emitir uma nota para registro e fiscalização, mas também para comprovação de renda do MEI. Moro em Florianópolis e no sistema de NF da prefeitura daqui não há nenhuma opção que me permita sinalizar que o serviço prestado foi para empresa no exterior, isto é, há um campo obrigatório no qual eu devo informar o CNPJ do tomador do serviço e, obviamente, empresas no exterior não têm CNPJ já que não são brasileiras.

Como eu devo proceder? Posso emitir uma nota e indicar o meu próprio CNPJ como prestador? Há algum software por meio do qual eu tenha o recurso de "avisar" a Receita que tal serviço não foi prestado para uma empresa brasileira? Posso talvez ter perguntado algo óbvio ou sem sentido, mas é que não sou do ramo de contabilidade, então tenho bastante dificuldade no geral com essas burocracias.

Aguardo, obrigado!!

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies