x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 826

Balanço inicial - Empresa já existente

Solano

Solano

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 6 junho 2022 | 16:20

Olá,

Gostaria de opiniões...

Recebi uma empresa que já existe a aproximadamente 6 ou 7 anos, sempre com movimento, Porém, o antigo contador nunca fez a parte contábil, não tem balanço, balancete, DRE. .. 

Agora a empresa precisa de um balanço ref. ao ano de 2021. (antigo contador não vai fazer)

Qual a alternativa?

Fazer um balanço inicial em 31/12/2020 e fazer a "contabilidade" a partir dessa data?

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 7 junho 2022 | 08:06

É um assunto que precisa ser tratado diretamente com seu cliente. Explique para ele sobre as restrições que você tem devido ao descumprimento de cláusulas pelo antigo contador para que vocês possam negociar o serviço da escrituração do ano que não era de sua responsabilidade.

THIARA JULIANA CARDOSO MOMESSO

Thiara Juliana Cardoso Momesso

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 28 semanas Sexta-Feira | 8 setembro 2023 | 18:46

Olá amigos, podem me ajudar? Estou com uma empresa na mesma situação do colega Solano, o antigo contador não fazia a contabilidade da empresa, somente entregava as declarações mensais da empresa que é optante do Simples Nacional e gerava o DAS quando a empresa tinha faturamento e a guia de INSS de pró-labore, fiz um levantamento das receitas e despesas de todos os anos e a grosso modo com informações  de documentos pagos pelo portal ECAC e pelo portal do INSS encontrei os valores de salario referente ao pró labore, a empresa é prestadora de serviços mas mesmo assim puxei pelo site da nota fiscal paulista e não encontrei nada nos anos calendários anteriores, então cheguei ao valor de lucro liquido de R$ 20.331,59 até o ano calendário de 2022. Como deve ser feito o lançamento contábil desta empresa? Essa empresa possui R$ 10.000,00 de Capital Social na data de abertura (2004). Me formei recentemente e passei no exame do CFC e essa é minha primeira empresa. Se alguém puder me ajudar ficarei imensamente grata.

Thiara Juliana -Contadora
Lindoneres G. Silva

Lindoneres G. Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 28 semanas Segunda-Feira | 11 setembro 2023 | 14:50

Thiara Juliana Cardoso Momesso, tudo bem?

Terá que fazer um balanço de abertura, vai ter que levantar o máximo de informações possíveis de bens, capital social, estoques se for o caso... enfim tudo que puder valorar (confiavelmente) tanto de receitas como de despesas. Feito isso cria-se uma conta "balanço de abertura" no Patrimônio Líquido e lança tudo contra ela tanto a debito quanto a credito, no final o saldo que ficar nessa conta será zerado contra a conta de Lucros ou de Prejuízos Acumulados. Dai em diante começa com a contabilidade mensal propriamente dita.

Espero ter ajudado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.