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Levantamento Patrimonial de Empresa sem Dados Contábeis

Antoniel Teixeira

Antoniel Teixeira

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 13 junho 2022 | 16:26

Boa tarde colegas!

Tenho o caso de uma empresa ME, regime Simples Nacional, que entrou agora conosco e não tem dados contábeis anteriores, pois a outra contabilidade não fazia a parte contábil.
Tem algum documento aonde se consiga fazer um levantamento patrimonial para adicionar aos saldos iniciais do exercício?

Desde já agradeço,  

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 14 junho 2022 | 08:12

Este é um trabalho que precisa ser realizado juntamente com seu cliente, basicamente é preciso pegar os principais pontos de um balanço: Caixa, banco, contas a receber, estoques, imobilizado, fornecedores, salários, empréstimos, tributos, capital social, outros ativos e passivos. Se for verificado que o ativo está maior que o passivo, a diferença será lançada nos lucros acumulados, caso contrário será lançado nos prejuízos acumulados.

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 16 junho 2022 | 19:34

Aqui no escritório nós utilizamos um documento que denominamos de "Formalização para Balanço de Abertura" (Também usamos Formalização para acompanhamento contábil e Formalização para encerramento do exercício). No caso do balanço de abertura, nós redigimos um texto simples explicando o que é um balanço patrimonial, e esclarecendo que solicitamos todas as informações necessárias para efetuar um balanço de abertura, e também colocamos no texto que o cliente recebeu em anexo um relatório contendo o Balanço levantado e em alguns casos também enviamos documentos complementares, muitas vezes enviados pelo próprio cliente. No final do documento colocamos uma declaração de que o cliente foi devidamente instruído sobre o tema do documento, que recebeu os anexos e que o mesmo aprova e assume a responsabilidade pela veracidade das informações fornecidas para a elaboração do mesmo (quase como uma carta de responsabilidade da administração).

Em poucos casos ainda pedimos que o cliente assine uma via do documento impresso e ele leva a outra, mas, atualmente, na maioria dos casos nós formalizamos virtualmente pela nossa plataforma de comunicação com os clientes (Hoje utilizamos o Onvio da Domínio Sistemas).

Não posso compartilhar o modelo do arquivo .doc , pois é um documento interno do nosso escritório.

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