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Levantamento Patrimonial de Empresa sem Dados Contábeis

Antoniel Teixeira

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 semanas Segunda-Feira | 13 junho 2022 | 16:26

Boa tarde colegas!

Tenho o caso de uma empresa ME, regime Simples Nacional, que entrou agora conosco e não tem dados contábeis anteriores, pois a outra contabilidade não fazia a parte contábil.
Tem algum documento aonde se consiga fazer um levantamento patrimonial para adicionar aos saldos iniciais do exercício?

Desde já agradeço,  

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Contabilidade
há 8 semanas Terça-Feira | 14 junho 2022 | 08:12

Este é um trabalho que precisa ser realizado juntamente com seu cliente, basicamente é preciso pegar os principais pontos de um balanço: Caixa, banco, contas a receber, estoques, imobilizado, fornecedores, salários, empréstimos, tributos, capital social, outros ativos e passivos. Se for verificado que o ativo está maior que o passivo, a diferença será lançada nos lucros acumulados, caso contrário será lançado nos prejuízos acumulados.

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Contabilidade
há 8 semanas Quinta-Feira | 16 junho 2022 | 19:34

Aqui no escritório nós utilizamos um documento que denominamos de "Formalização para Balanço de Abertura" (Também usamos Formalização para acompanhamento contábil e Formalização para encerramento do exercício). No caso do balanço de abertura, nós redigimos um texto simples explicando o que é um balanço patrimonial, e esclarecendo que solicitamos todas as informações necessárias para efetuar um balanço de abertura, e também colocamos no texto que o cliente recebeu em anexo um relatório contendo o Balanço levantado e em alguns casos também enviamos documentos complementares, muitas vezes enviados pelo próprio cliente. No final do documento colocamos uma declaração de que o cliente foi devidamente instruído sobre o tema do documento, que recebeu os anexos e que o mesmo aprova e assume a responsabilidade pela veracidade das informações fornecidas para a elaboração do mesmo (quase como uma carta de responsabilidade da administração).

Em poucos casos ainda pedimos que o cliente assine uma via do documento impresso e ele leva a outra, mas, atualmente, na maioria dos casos nós formalizamos virtualmente pela nossa plataforma de comunicação com os clientes (Hoje utilizamos o Onvio da Domínio Sistemas).

Não posso compartilhar o modelo do arquivo .doc , pois é um documento interno do nosso escritório.

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