x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 5.295

Valor mínimo para imobilizar um ativo

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 20 junho 2022 | 16:01

O CPC é elaborado com base em premissas previstas nas normas internacionais, e uma delas considera que o profissional deve aplicar julgamento no momento de aplicar determinada norma nas operações da empresa. Acredito que para definir como imobilizado, exclusivamente no que tange o aspecto do valor mínimo, dois princípios importantes são: materialidade e custo benefício da informação. Também é importante verificar se a operação envolve itens isolados ou que precisam ser adquiridos em conjunto ou em grande quantidade. Exemplo: Uma escola compra carteiras e cadeiras, que, talvez isoladamente seriam de custo irrelevante e poderiam ser lançadas como despesa, contudo, estes são bens tangíveis, cujo benefícios econômicos serão gerados no longo prazo para a empresa e que precisam ser adquiridos em grande quantidade, representando um alto valor de investimento para a empresa são reconhecidas como ativo imobilizado.

Do ponto de vista fiscal, acredito que a IN 1.700/2017 possui um valor mínimo obrigatório para reconhecimento como ativo imobilizado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade