x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 138

PERDCOMP - contabilização

SABRINA MENDONÇA DA FONSECA

Sabrina Mendonça da Fonseca

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 21 junho 2022 | 09:10

Bom dia Colegas,

A empresa era SN. Quando se transformou em LP, pagou DAS e DARFs dos impostos. Procurou uma empresa para solicitar a restituição dos valores pagos nos DAS. Esta empresa fez PERDCOMPs solicitando a compensação de IRPJ e CSLL desde 2020.
Enfim, não estou questionando este procedimento e esta não é a dúvida. Minha dúvida é porque estes valores não vieram provisionados lá de 2020.
A empresa veio para o escritório para fazermos a partir de 2021 e eu não sei como lançar.

Todo trimestre quando é apurado o IRPJ e a CSLL, os valores não são pagos. Informamos o numero de PERDCOMP nas DCTFs.
Como estes valores não vieram provisionados, de que conta vou tirar?

Pensei em lançar todo o valor dos DAS pagos lá atrás (objeto das PERDCOMPs) e lançar:
D – IRPJ a compensar (ativo)
D – CSLL a compensar (ativo)
C – IRPJ (resultado?)
D – CSLL (resultado?)
 
Além disso, no Balanço de 2020, os valores dos IRPJ e das CSLL estão todos no passivo. Não sei como ‘dar baixa’.
 
Agradeço se algum colega puder me dar ‘uma luz’.
 
Obrigada e bom dia de trabalho a todos.
 
Sabrina Fonseca

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.