x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 381

Encerramento de empresa e transferência do bens ao titulares

DANIEL

Daniel

Iniciante DIVISÃO 1, Assessor(a) Administrativo
há 1 ano Quinta-Feira | 23 junho 2022 | 10:20

olá , sou novo no fórum
tenho dúvida do estágio da faculdade
alguém poderia me ajudar sobre o que ocorreria com bens de um pessoa jurídica após o encerramento definitivo da empresa ? no caso a dona ( institui a empresa com o esposo que já faleceu há 10 anos. ) já quitou todas as dívidas , restaram 4 prédios e 3 veículos no nome da empresa.  ela abriu a empresa em 1993 com o esposo, que hoje já está falecido, o processo de inventário ainda não saiu quanto a parte dele, mas ela sempre controlou a empresa e teve mais participação.  alguém sabe dizer se isso afetaria o inventário ? ela deveria esperar o inventário ( ela tem apenas 2 filhos , do falecido  esposo) sair antes de encerrar a empresa ? ou isso não irá afetar em nada a transferências dos bens da pessoa jurídica encerrada para o nome dela  ?  

obrigado

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 1 ano Quinta-Feira | 23 junho 2022 | 11:40

Primeiramente, é preciso concluir o inventário, para a transferência das cotas pertencentes ao "de cujus". Uma alternativa, é requerer alvará judicial para esse procedimento.
Feito e após regularizado o quadro social, no encerramento da empresa, em seu distrato social, especifica-se a destinação dos bens, como devolução aos sócios. Esse instrumento, após registrado na junta comercial correspondente, servirá para a transferência dos bens, perante os registros públicos e privados, conforme o destino dado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.