x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 187

ADRIANA

Adriana

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 23 junho 2022 | 19:28

Bom dia!

Tenho um cliente que vendeu seu carro pessoa fisica e comprou um carro em nome da empresa, e minha duvida é como escriturar a origem desse dinheiro na empresa,se tenho que fazer alteraçao do capital social na junta comercial, para integralizar o valor da entrada desse dinheiro no caixa da empresa, para que eu possa dar saida pela compra do novo veiculo que esta em nome da empresa. Qual seria a soluçao para esta questão?

Ezequiel Martinez dos Santos

Ezequiel Martinez dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 5 outubro 2022 | 11:31

Prezada Adriana, bom dia!

Talvez já tenha resolvido a situação, mas só para deixar registrado outra sugestão...


Se você considerar esse valor como Integralização (Aumento) de Capital Social, o valor passa a integrar o Patrimônio e, caso ele precise de recursos futuramente, terá que depender dos resultados positivos da empresa para realizar a retirada de lucros.


Para deixar o recurso mais acessível, você poderia fazer um Contrato de Mútuo com as seguintes informações:
- O valor do mútuo;
- Qualificação das partes;
- O prazo de devolução; e
- Outras cláusulas, tais como, os juros que serão pagos e demais informações pertinentes.

Lembrando que isso traria implicações mínimas para a pessoa física dele: Reconhecer o Empréstimo, Oferecer para Tributação os Juros Recebidos.


Acho que valeria uma conversa para apresentar as alternativas e deixar a decisão para seu cliente.

Atenciosamente,


EZEQUIEL MARTINEZ DOS SANTOS


https://www.linkedin.com/in/ezequielmartinezsantos/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.