x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.795

Contabilização da Transferência de Crédito de ICMS

Rafael Leal

Rafael Leal

Iniciante DIVISÃO 1 , Autônomo(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 6 julho 2022 | 10:25

Bom dia a todos,

Duas empresas, com mesmo quadro de sócios, mas sem relação Matriz x Filial estão realizando uma transferência de Crédito de ICMS entre elas. Pelo que entendi, não haverá pagamento pelo crédito. Apenas a transferência de uma para a outra. 

Minha dúvida é quanto a contabilização, uma vez que na empresa que está cedendo o crédito, terei Crédito de ICMS a recuperar, mas o Débito, não será em contas a receber. Onde poderia ser lançado o Débito?

Da mesma forma, na empresa que receberá o crédito, irei debitar o ICMS a recuperar, mas não irei creditar o Contas a Pagar.

Não estou conseguindo visualizar essa transação contabil sem que haja pagamento ou abatimento de uma divida entre elas.

Desde já, muito obrigado a todos.

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 6 julho 2022 | 13:25

Leal,
Se uma entidade abre mão de crédito tributário que vale dinheiro em favor de outra, ela contabiliza uma perda (despesa). A entidade que recebe um crédito de imposto que vale dinheiro sem que nenhum pagamento seja exigido, ela obtém uma receita. 

Rafael Leal

Rafael Leal

Iniciante DIVISÃO 1 , Autônomo(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 6 julho 2022 | 14:44

Edmar, muito obrigado pela resposta.

Meu entendimento também é nessa linha, uma vez que não há pagamento ou abatimento de dívida. Qualquer informação nova eu volto para complementar as informações e deixar uma resolução do caso.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade