x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 6.964

ECD (Sped Contábil) X Livros (G R A Z B )

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 14 junho 2010 | 10:45

Bom dia a todos.
Crio este tópico para verificar e firmar uma dúvida que tenho referente a escolha dos livros (Diario Geral ou Resumido + Auxiliares).

No meu estudo de uma empresa que temos que fazer, tentei o resumido e auxiliares, gerou uma panca de erros e etc... problemas com o I151 I150... resumindo, não consegui.

No Diario Geral, consigo validar, mas acredito que os princípios que devemos observar, tornam a utilização deste inviável, e estou receoso que dê problemas.

Por exemplo, uma partida da escrituração

D. : 350- Compra de Mercadorias
C. : 5 -Caixa
H. 005: Compra de Mercadorias ref. nf.º 151 Empresa Comercial Ltda

Segundo os critérios que devemos observar, ref. o Art 1184 do CC: Art. 1.184. No Diário serão lançadas, com individuação, clareza e caracterização do documento respectivo, dia a dia, por escrita direta ou reprodução, todas as operações relativas ao exercício da empresa.

Dissecando cada um deles, temos a seguir:

INDIVIDUAÇÃO (art. 1.184) - escrituração dos fatos de per si, ou seja, considerados em si mesmos; isoladamente; portanto, se existem cinqüenta compradores, estes registros devem identificar de forma isolada cada um dos cinqüenta compradores.

CLAREZA (arts. 1.184 e 1.188) - o princípio contábil da clareza exige que a escrita contábil e a trípode contábil7 sejam organizadas de forma a não se prestarem a interpretações dúbias da composição dos elementos patrimoniais e suas respectivas funções. A clareza é obtida pelo uso de vocábulos adequados, é inteligível e insuscetível de interpretações polissêmicas ou ambíguas ou equivocadas. A clareza implica que o registro seja com individuação.

CARACTERIZAÇÃO DO DOCUMENTO (art. 1.184) - significa a identificação precisa de um documento, descrevendo-o com propriedade, assinalando os caracteres, tais como: compra a prazo de serviços de consultoria, conforme nota fiscal fatura número XX, emitido por Wilson Zappa e Cia. SS, com vencimento em XX-XX-XX.

Se for de obrigação seguir estas regras, deveria eu inserir as datas de vencimento das parcelas quando fosse a prazo, e nosso Sistema de Contabilidade não faz isso no histórico.

Resumindo, deveria eu alterar toda minha contabilidade (os históricos apenas), para poder gerar o livro diário completo, pois os auxiliares são uma praga...

Peço, a todos os colegas de profissão e demais interessados, qual o ponto de vista de vocês frente a essa situação.

Atte.

Lucas Trentin Zandoná
Escritório Contabil Zandoná

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
raphael isaac

Raphael Isaac

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 14 junho 2010 | 14:54

Acredito que apesar de estar claro e ser perfeitamente compreensivel tais exigências no histórico dos lançamentos contábeis, este fato será o mais relevante agora no periodo inicial, eu particularmente, nao creio que seja de maioria total tais especificaçoes nos historicos contabeis devido ao enorme tempo que levaria para fazer desta forma. Posto isso eu continuo com a idéia de que esta regra não vai prejudicar os contribuintes. Sem falar que temos os problemas cotidianos daqueles estoques à menor e contas a pagar e a receber que nunca vão bater nos cruzamentos da receita.

É aconselhavel aos contadores que tem empresas no projeto SPED buscarem ajuda espiritual para guentar o tranco e as reclamações dos clientes.

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

há 15 anos Segunda-Feira | 14 junho 2010 | 15:04

É verdade...
Porém, neste mundo em que os contadores vivem, a Biblia não tem "Embasamento Legal", que é tudo o que os Orgãos Fiscalizadores lêem e dão por verdade...
Eu também procuro acreditar que eles não devam fazer esse tipo de coisa, por exemplo, venda a consumidor com CF. Cada venda emitida tem uma data de vencimento... e ai como vamos lançar a redução ? Vamos parar de lançar redução e lançar documento por documento ? Aí não dá né...

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

há 15 anos Segunda-Feira | 14 junho 2010 | 15:55

Mas o plano referencial, se não me engano ainda não será exigido para o exercício de 2009, certo ?

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

há 14 anos Sexta-Feira | 25 junho 2010 | 17:37

Bom dia. Pessoal vou deixar aqui informação referente ao tópico.
O Livro G será gerado, quando a contabilidade for de forma completa, sem aglutinação de documento por lançamento de forma resumida, como é o caso da Redução Z, Lançamentos da Folha...
O Livro R será gerado, no aspecto contrario do Livro G. Quando houver lançamentos de forma resumida, exigindo então livros auxiliares, estes no leiaute do PVA.

Algumas coisas me deixaram intrigado, que é informar, para cada acumulo de documento lançado de forma resumida, o código do lançamento contábil.

Imagine um supermercado com 300.000 cupons, onde deverá:
1- Selecionar cupons da Redução Z lançada com código 354 na contabilidade
2- referenciar todos os cupons àquela redução, fazendo assim, entrar nos parametros de validação do PVA.

Eu sou contador, não sou programador nem faço parte da TI. Como nós contadores vamos nos livrar desse tipo de coisa ? Já temos que nos espancar nas Leis, na Informática, na Administração, na Economia... e agora na TI ?
Devemos sugerir fazer uma faculdade de "Faztudologia" para continuarmos neste ramo...

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

há 14 anos Segunda-Feira | 28 junho 2010 | 09:33

Bom dia pessoal. De cabeça mais fria, resolvi continuar a pesquisar os métodos para se entregar essa bendita ECD. Como disse acima, era referente ao livro A, diario auxiliar, o que se mostra mais complicado para fazer... o livro R, razão auxiliar, pelo menos ao meu entendimento, ficou muito mais simples de fazer. Um amigo programador se dispos a pegar o arquivo das reduções que meu cliente forneceu em formato do Excel e tentar converter para o formado exigido pela ECD.
Minha "nova" dúvida é referente ao seguinte ponto.
Tenho escrituração resumida para a conta 406 (Venda de Mercadorias) onde é lançada a Redução Z. Referente a esta conta, farei um Livro Z. A contrapartida destes lançamentos é o 5 (Caixa). Devo fazer nova escrituração auxiliar para essa conta que é a contrapartida ?

Atte.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade