Lucas Trentin Zandoná
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia a todos.
Crio este tópico para verificar e firmar uma dúvida que tenho referente a escolha dos livros (Diario Geral ou Resumido + Auxiliares).
No meu estudo de uma empresa que temos que fazer, tentei o resumido e auxiliares, gerou uma panca de erros e etc... problemas com o I151 I150... resumindo, não consegui.
No Diario Geral, consigo validar, mas acredito que os princípios que devemos observar, tornam a utilização deste inviável, e estou receoso que dê problemas.
Por exemplo, uma partida da escrituração
D. : 350- Compra de Mercadorias
C. : 5 -Caixa
H. 005: Compra de Mercadorias ref. nf.º 151 Empresa Comercial Ltda
Segundo os critérios que devemos observar, ref. o Art 1184 do CC: Art. 1.184. No Diário serão lançadas, com individuação, clareza e caracterização do documento respectivo, dia a dia, por escrita direta ou reprodução, todas as operações relativas ao exercício da empresa.
Dissecando cada um deles, temos a seguir:
INDIVIDUAÇÃO (art. 1.184) - escrituração dos fatos de per si, ou seja, considerados em si mesmos; isoladamente; portanto, se existem cinqüenta compradores, estes registros devem identificar de forma isolada cada um dos cinqüenta compradores.
CLAREZA (arts. 1.184 e 1.188) - o princípio contábil da clareza exige que a escrita contábil e a trípode contábil7 sejam organizadas de forma a não se prestarem a interpretações dúbias da composição dos elementos patrimoniais e suas respectivas funções. A clareza é obtida pelo uso de vocábulos adequados, é inteligível e insuscetível de interpretações polissêmicas ou ambíguas ou equivocadas. A clareza implica que o registro seja com individuação.
CARACTERIZAÇÃO DO DOCUMENTO (art. 1.184) - significa a identificação precisa de um documento, descrevendo-o com propriedade, assinalando os caracteres, tais como: compra a prazo de serviços de consultoria, conforme nota fiscal fatura número XX, emitido por Wilson Zappa e Cia. SS, com vencimento em XX-XX-XX.
Se for de obrigação seguir estas regras, deveria eu inserir as datas de vencimento das parcelas quando fosse a prazo, e nosso Sistema de Contabilidade não faz isso no histórico.
Resumindo, deveria eu alterar toda minha contabilidade (os históricos apenas), para poder gerar o livro diário completo, pois os auxiliares são uma praga...
Peço, a todos os colegas de profissão e demais interessados, qual o ponto de vista de vocês frente a essa situação.
Atte.
Lucas Trentin Zandoná
Escritório Contabil Zandoná
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.