x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 247

Compra para entrega futura

Jorge

Jorge

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 14 julho 2022 | 14:00

Boa tarde caros colegas, será que poderiam me ajudar com a seguinte duvida, por favor ?

Uma empresa comprou insumos da empresa A (o pagamento será para ela)
Mas quem vai entregar vai ser a empresa B.

A minha duvida é com relação a primeira operação, pois comprei mas ainda não paguei, então devo creditar fornecedores (PC), porém qual seria esse debito ?
Visto que conforme a empresa B vai entregando esse produto a conta DEBITO vai sendo abatida e o produto será alocado no estoque, conforme a entrega.

Qual o procedimento ?

Obrigado.

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 18 julho 2022 | 17:50

Jorge,

A celebração de um contrato de compra não é contabilizável.
A adquirente só tem um ativo quando ela passa a ter controle sobre ele e isso só ocorre quando o fornecedor entrega a mercadoria. Afinal, a adquirente só pagará (e, portanto, terá uma obrigação) se a outra parte cumprir a obrigação de entregar,
Antes do recebimento não há ativo e não há obrigação. Com o recebimento surge o dever de registrar o estoque e a obrigação correspondente.

Jorge

Jorge

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 20 julho 2022 | 10:17

Bom dia Edmar, não sei se eu entendi errado, mas não é a celebração de um contrato apenas. Já foram emitidas as notas mães com o valor total de um fornecedor, que é o que vamos pagar e também já começou a chegar o produto de outro fornecedor  com as notas de simples remessa. Uma operação triangular de compra.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.