Michele
Bronze DIVISÃO 3 , Não InformadoBoa tarde, gostaria de saber se a conta apuração de estoque q fica no Ativo é de natureza credora ou devedora? Atenciosamente.
respostas 10
acessos 9.411
Michele
Bronze DIVISÃO 3 , Não InformadoBoa tarde, gostaria de saber se a conta apuração de estoque q fica no Ativo é de natureza credora ou devedora? Atenciosamente.
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBom dia Michele,
Ainda que eu desconheça conta com este título, posso lhe assegurar que todas as contas que compõem o Ativo com exceção das retificadoras, são de natureza devedora por excelência.
...
Marco Antonio Moreira
Prata DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeBom dia Srta. Michele!! , a conta de estoque que se figura no ativo e de origem devedora ok!!
Marco Antonio Moreira
Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidadese a duvida e a apuração do estoque a empresa deve invetariar ou seja fazer a contaggem fisica dos itens disponibilizados para venda .
tem a apuraçao do custo da mercadoria tambem, ..qual das duvidas lhe aflige??
Michele
Bronze DIVISÃO 3 , Não InformadoBom dia.. a minha dúvida é a seguinte, no meu plano de contas tem uma conta chamada Apuração de Estoque e sua natureza está como credora.. eu gostaria de saber exatamente, se essa conta é realmente de natureza credora ou está colocada de forma errada.. eu já fiz a apuração e tudo mais, a minha única dúvida é sobre a natureza dessa conta, pq eu sei q todas as contas do Ativo são de natureza devedora, com exceção das retificadoras, e é aí q está minha dúvida.. a conta APURAÇÃO DE ESTOQUE é mesmo de natureza credora?
Atenciosamente e grata pela ajuda, Michele.
Marco Antonio Moreira
Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidadea conta que figura no ativo sempre tera o nome de estoque e sua natureza sempre será devedora, e nao credora!!...agora a apuração do estoque se da fazendo o a contagem fisica de todos os itens que constam no estoque, ok!!! ajudei?? espero que sim, ..caso contrario pergunte, bom dia!!!
Michele
Bronze DIVISÃO 3 , Não InformadoAjudou sim Marco, mas ainda resta uma pontinha de dúvida pq eu não sei se vc me entendeu direito.. deixa eu tentar explicar melhor.. no meu plano de contas existem duas contas.. a de ESTOQUE DE MERCADORIA e a APURAÇÃO DE ESTOQUE.. a 1ª se encontra como devedora e a segunda como credora.. não estou falando de saldos, estou falando de natureza mesmo.. então desde o início minha dúvida se resume a saber a verdadeira natureza dessa conta APURAÇÃO DE ESTOQUE q está lá no plano de contas no Ativo..
Muito grata, Michele.
Marco Antonio Moreira
Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidadenatureza devedora..ok!! ambas!! ajudei? abraços
Michele
Bronze DIVISÃO 3 , Não InformadoObrigada.
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBom dia Michele,
É no mínimo estranha a inclusão entre as contas do Ativo, uma cujo titulo seja "Apuração de Estoque" de natureza credora, ainda mais se coexiste com outra intitulada "Estoques de Mercadorias".
Por "apuração de estoque" entende-se o ato da apuração propriamente dita, ainda que estoques não sejam apurados e sim inventariados.
Não consegui entender em que caso usar-se-ia esta conta e lhe agradeceria se nos dissesse a que se destina e quais os registros contábes que devam ser levados a débito ou a crédito desta conta.
...
Michele
Bronze DIVISÃO 3 , Não InformadoBoa tarde caro colega Saulo, na verdade essa conta não é pra ser usada mesmo no caso em q citei, por isso foi substituida no meu caso pela Estoque Inicial.. então não sei qdo ela seria utilizada, nem tampouco pq ela se encontra com natureza credora no plano de contas do soft em q trabalho.. Grata pela ajuda!
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade