x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 7.176

Contabilização de imobilizado

LUCIANA

Luciana

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 14 junho 2010 | 16:15

Boa tarde, estou com uma duvida, se alguem puder me ajudar ficarei agradecida... a empresa que eu trabalho adquiriu um box de garagem em um edificio pelo valor de R$ 3470,27 como devo fazer essa contabilização?

Rafael Machado

Rafael Machado

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 14 junho 2010 | 18:55

Boa tarde!

Se a compra foi à vista:

D- Imobilizado - R$ 3470,27
C- Caixa/Bancos - R$ 3470,27

Se foi a prazo

D- Imobilizado - R$ 3470,27
C- Contas a pagar - R$ 3470,27

Espero ter ajudado
Abraços

Rafael Machado

Rafael Machado

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 15 junho 2010 | 13:19

Boa tarde!

Em meu entendimento sim, eu colocaria no grupo de "Imóveis" como garagem e efetuaria a depreciação de acordo com as taxas de depreciação de imóveis = 4% a.a.

Agora tem um detalhe, o imóvel foi comprado ou alugado? Estou achando este valor muito barato para uma compra de garagem.

Porque se foi alugado a tratativa é diferente, se ele alugou e já adiantou o aluguel de 1 ano, trata-se de despesa antecipada e tem que ser amortizado ao resultado de acordo com a competencia ocorrida.

Abraços

Rafael Machado

LUCIANA

Luciana

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 15 junho 2010 | 13:46

Obrigada pela resposta Rafael.

A garagem foi comprada mesmo, é que é uma vaga no estacionamento de um predio comercial.

Mais uma vez obrigada.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 18 junho 2010 | 15:03

Boa tarde, Luciana

Rafael tem razão ao dizer que imóveis, especificamente as edificações (construções) sofrem depreciação; todavia, uma vaga de estacionamento, ou seja, uma fração de espaço que está apenas com o piso concretado e não tem sobre si algum tipo de construção que o iguale a uma edificação, não é passível de depreciação.

Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade