Carol.
Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente ContabilidadeBoa tarde pessoal, estou com uma grande duvida!
Diferença de receita apurada, devo retificar ECD ou posso retificar apenas ECF?
respostas 6
acessos 1.961
Carol.
Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente ContabilidadeBoa tarde pessoal, estou com uma grande duvida!
Diferença de receita apurada, devo retificar ECD ou posso retificar apenas ECF?
Karine Souza
Bronze DIVISÃO 4 , Analista Fiscal Carol.
sim, visto que mudará os saldos das contas...irá apresentar erro ao recuperar a ECD se não fizer a retificação.
Diego Jardim Silva
Ouro DIVISÃO 1 , Encarregado(a) ContabilidadeA ECD não pode ser retificada caso o erro ou omissão possa ser corrigido através de lançamento extemporâneo.
É necessário verificar a natureza da diferença
Carol.
Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente ContabilidadeMesmo na hora de recuperar o ECD e justificando o erro é necessário? Estou nessa duvida porque foi apurado diferença na receita entre o fiscal e o contábil de uma empresa
Diego Jardim Silva
Ouro DIVISÃO 1 , Encarregado(a) ContabilidadeQual valor está correto: Contábil ou ECF?
Qual valor é maior: Contábil ou ECF?
Os valores declarados em EFD Contribuições, Sped Fiscal, DCTF, entre outros, está batendo com o valor contábil ou da ECF?
Estas perguntas precisam ser respondidas para iniciar a análise do procedimento. Recomendo que a ECF seja transmitida com o valor correto. Caso algum valor tenha sido indevidamente registrado ou omitido na contabilidade, o mesmo deve ser ajustado através de lançamento extemporâneo em período cujo a ECD ainda não tenha sido transmitida (Vide CPC 23).
Se a justificativa estiver em conformidade com as normas contábeis e fiscais, eu não vejo problema em manter a diferença entre as declarações. Acontece que são casos muito específicos que tais diferenças são justificadas.
Carol.
Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente ContabilidadeDiego,
Apenas o contábil está a menor, as demais declarações , estão corretas.
Diego Jardim Silva
Ouro DIVISÃO 1 , Encarregado(a) ContabilidadeEstá menor porque:
Hipótese 1: Faltou lançar receitas na contabilidade?
Hipótese 2: Existe alguma metodologia contábil divergente da fiscal?
Qual regime de tributação da empresa (Lucro Real ou presumido)? Regime de tributação é competência ou caixa?
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade