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Contabilidade de Igrejas

Elso Rodrigues da Silva

Elso Rodrigues da Silva

Iniciante DIVISÃO 4 , Autônomo(a)
há 15 anos Terça-Feira | 15 junho 2010 | 10:30

Bom dia!

Gostaria de receber orientações sobre como iniciar a contabilidade de uma igreja. Em nosso caso, já temos Estatuto registrado e cnpj, e, já começamos receber as contribuições, ofertas, dízimos, etc. E, também já temos despesas à contabilizar. Se possível, enviem-me modelos de formulários para os devidos lançamentos iniciais. Muito obrigado.

Elso Rodrigues da Silva

Elso Rodrigues da Silva

Iniciante DIVISÃO 4 , Autônomo(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 18 junho 2010 | 17:55

Caros amigos,


Meus agradecimentos a vocês que gentilmente responderam minhas primeiras dúvidas. Vossas sugestões ajudaram muitíssimo. Graças à Deus que ainda existem tantas pessoas maravilhosas como vocês. Um abraço Aline, Marco e Ricardo. Fiquem com Deus.

SONIA MELO

Sonia Melo

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 15 anos Domingo | 20 junho 2010 | 10:39

Bom dia,

Gostaria de parabenizá-los por este forum. Lendo as respostas anteriores já esclareci muitas dúvidas.

Neste momento gostaria de um esclarecimento. Sou tesoureira de uma igreja local e compramos 04 centrais de ar condicionado para pagamento em 10 parcelas, a compra foi realizada em nov/2009 sendo a NF emitida em meu nome com uma observação de doação para a Igreja, pois a loja não financiava para PJ.

Como contabilizar essa aquisição?

Por favor, dependo desta resposta para finalizar a DIPJ.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 2 julho 2010 | 16:08

Boa tarde, Sônia


Bem-vinda ao Fórum Contábeis.

Sou tesoureira de uma igreja local e compramos 04 centrais de ar condicionado para pagamento em 10 parcelas, a compra foi realizada em nov/2009 sendo a NF emitida em meu nome com uma observação de doação para a Igreja, pois a loja não financiava para PJ.

Como contabilizar essa aquisição?

Embora tardiamente, e levando em conta que de acordo com as determinações da IN RFB 1051/2010 o prazo para entrega da DIPJ foi prorrogado para 30/07/2010, mesmo que a declaração já tenha sido entregue, tentarei adiante esclarecê-la sobre este assunto, apesar da falta de detalhes mais específicos:

1 - Se foi apenas uma pura e simples doação;
2 - Se o seu cartão pessoal foi apenas "emprestado" para a igreja para você ir sendo ressarcida periodicamente.



Contabilização:

1 - No caso de doação:

1.a) Na recepção dos aparelhos:
D) Imobilizado - Condicionadores de ar
C)Doações e Subvenções (Patrimônio Social)
R$ Valor da Nota Fiscal

2 - No caso de a igreja restituir as despesas à titular do cartão:

2.a) Na recepção do bem com base em um contrato particular da entidade, representada pela direção, com a titular do cartão com a nota fiscal fazendo parte do instrumento:
D) Imobilizado - Condicionadores de ar
C) Fulana de Tal (Passivo Circulante - Grupo de "Outras Obrigações")
R$ Valor da Nota Fiscal

2.b) No ressarcimento das despesas à titular do cartão:
D) Fulana de Tal
C) Caixa ou Bancos
R$ Valor da parcela

Fontes:
Res. CFC 877/2000
Manual de procedimentos contábeis e prestação de contas das entidades de interesse social

Percepções:
1 - Considerando que a dúvida foi postada por uma administradora/tesoureira, deduz-se que a escrituração contábil é efetuada internamente;
2 - A dúvida sobre um evento ocorrido em 11/2009 (7 meses atrás) foi apresentada 10 dias antes da data original do prazo de entrega da DIPJ.

Observações pessoais:
Visto que o exercício da profissão contábil é privativa aos contabilistas regularmente habilitados pelo CRC da respectiva jurisdição, conforme consta no Decreto-Lei 9295/46, e também que a contabilidade completa de entidades sem fins lucrativos, de acordo com o § 3º do Art. 15 da Lei 9532/97, sugiro-lhe que seja contratado um contabilista habilitado para que sobre à administração o tempo necessário para exercer suas próprias funções: coordenar as atividades para que os propósitos sejam cumpridos.


Saudações

Ricardo C. Gimenez
Professor público de matemática
Contador com CRC ativo desde 1995
www.procedimentoscontabeis.blogspot.com
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2011 | 11:30

Bom dia, Clodoaldo Niehues Junior


A resposta para sua dúvida está na obra que indiquei na 4ª postagem deste tópico, feita em 18 de junho de 2010 às 11:14.

Ao postar uma dúvida é recomendável analisar as postagem anteriores, pelo menos no tópico onde o assunto está sendo debatido.


Saudações

Ricardo C. Gimenez
Professor público de matemática
Contador com CRC ativo desde 1995
www.procedimentoscontabeis.blogspot.com
Gizelle Santos

Gizelle Santos

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2011 | 15:39

Boa tarde,

Por favor, alguém me ajude nessas dúvidas:

Como faço para organizar e colocar em dia as demonstrações e lançamentos contábeis de uma entidade ?
Faço retroativamente?
Volto na constituição e venho ajustando?
Ou, começo daqui pra frente?

Obrigada

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2011 | 23:31

Boa noite, Gizelle Santos


Isto depende da data em que se iniciou a resonsabilidade técnica do contabilista atual.

Segundo o Código Civil, o contabilista é civil, criminal e administrativamente responsável (e também responde solidariamente) pelos serviços que são de sua responsabilidade, e não dos de terceiros (contador ou escritório "anterior").

Geralmente um profissional contábil, quando recepciona os serviços provenientes de outros, faz um balanço de abertura para adequar o plano de contas anterior, do "outro", para o "seu".

Repito: a aludida "organização" depende única e exclusivamente da data em que se iniciou a responsabilidade técnica do contabilista.


Um abraço

Ricardo C. Gimenez
Professor público de matemática
Contador com CRC ativo desde 1995
www.procedimentoscontabeis.blogspot.com

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