x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 720

EXCLUSÃO DO ICMS NA BASE DE CALCULO DO PIS COFINS

Franchi

Franchi

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 28 julho 2022 | 09:10

Bom dia.. Empresa de consultoria apurou créditos relativos a exclusão do ICMS da base de cálculo do pis cofins. A pergunta é apurou-se um montante para cada imposto, como contabilizar isso ? faço a provisão normal do mes atual para esses dois impostos no Lucro Real correto? como há créditos não haverá pagamento. Como contabilizar esses dois fatos ? 

Franchi

Franchi

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 28 julho 2022 | 10:28

Marcos, esses créditos advem de pagamentos "antecipados" vamos dizer do pis cofins, e o montante será usado gradualmente, na proporção que forem acontecendo os debitos mensais dos codigos 6912 e 5856  pis e cofins respectivamente. Para tanto a empresa ficará um bom tempo sem pagamento do PIS COFINS.  Pensamos em D- Pis (despesa) C- Pis a Recolher (passivo) para o débito apurado no mês, e logo após efetuar as compensações devidas.  Esse crédito total não deveria ir para o Ativo, para ser usado mensalmente abatendo da conta Pis a Recolher ? 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.