x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 240

Emprestimo A funcionário

Paula Costa

Paula Costa

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 8 agosto 2022 | 19:29

Obrigada José pela devolutiva, acontece que a Lei não limita os Juros mínimo somente o máximo. Então posso cobrar 0,10% caso empresa queria ajudar o colaborador cobrando menos Juros.
A dúvida segue quanto ao IOF que seria sobre o montante liberado. Empresa precisa pagar esse imposto (IOF) sendo Imune de qualquer IR?

CARVALHO

Carvalho

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 8 agosto 2022 | 19:49

Olá!

Ela é imune conforme CNAE registrado perante os órgãos, por isso é sem fins lucrativos, no caso de empréstimos não sendo consignado eu acredito que ela nem pode fazer, visto que a mesma não é uma instituição financeira.

Carvalho
Paula Costa

Paula Costa

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 9 agosto 2022 | 12:04

Obrigada Carvalho, a Legislação não proíbe para casos isolados, porem queremos fazer conforme a Legislação. Acredito agora que tem incidência visto que a entidade é um mero repassador. Minha dúvida segue se tem um valor mínimo de Juros que posso cobrar. Banco na cidade está fazendo o Consignado por 1,49% , queremos ajuda-la e pensamos em 0,5%. Sei que tem um limite máximo mas não sei se tem algum minimo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.