x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 323

AQUISICAO LICENÇA DE USO DE SOFTWARE

Rafael Ribeiro

Rafael Ribeiro

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 8 agosto 2022 | 17:15

Boa tarde, foi adquiriro uma licença de valor de uso de software com um valor bastante consideravel. Porém será dividido em 60X com inicio em janeiro de 2023. No ato da nota esse valor foi lançado integralmente em despesa. Devo lançar esse valor primeiramente no meu INTANGÍVEL e amortizando-o ao longo do periodo de 60 meses???

Ezequiel Martinez dos Santos

Ezequiel Martinez dos Santos

Prata DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 4 outubro 2022 | 12:45

Prezado Rafael, bom dia!

Olhando para o pronunciamento técnico CPC 04 (R1) - ATIVO INTANGÍVEL, temos que analisar o seguinte:

Identificação:
a) O item possa ser separado da Entidade e vendido, transferido, licenciado, alugado ou trocado individualmente ou junto com um contrato, independente da intenção de uso pela Entidade; ou
b) Resultar de Direitos Contratuais ou outros Direitos Legais.

Controle:
A Entidade detém o poder de obter benefícios econômicos futuros e de restringir o acesso de terceiros a tais benefícios. Esta capacidade de controle, advém de Direitos Legais que possam ser exercidos num tribunal. Tal poder pode ser proveniente da Propriedade, da Posse com Exclusividade ou Posse com Restrição.

Benefícios Econômicos Futuros:
Os Benefícios Econômicos Futuros podem incluir desde a receita com a venda de produtos/serviços até a redução de custos ou outros benefícios resultantes do uso.


Conforme relatado por você, o que a empresa possui é uma LICENÇA DE USO, então neste caso você não deve tratar no INTANGÍVEL.
Você precisa verificar se tal licença possui vigência ou se este valor elevado refere-se a implantação do sistema e a empresa pagará um valor de mensalidade pela utilização do sistema. Outro ponto é com relação ao documento fiscal. As notas fiscais serão emitidas a cada pagamento ou já foi emitida uma nota fiscal no valor global?

1 - Considerando que possui VIGÊNCIA e NOTA FISCAL NO VALOR GLOBAL, você poderia ir amortizando.

2 - Considerando que não possui VIGÊNCIA e NOTA FISCAL NO VALOR GLOBAL (ou NOTAS FISCAIS A CADA PAGAMENTO), tratar diretamente como despesa.

Atenciosamente,


EZEQUIEL MARTINEZ DOS SANTOS


https://www.linkedin.com/in/ezequielmartinezsantos/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: