Nubia Costa
Iniciante DIVISÃO 3 , Coordenador(a) ControladoriaOlá colegas
Boa tarde!
Tenho dúvidas sobre o processo de contabilização de estoques industriais, espero contar com a experiência de vocês.
Terei que estabelecer a metodologia de contabilização para uma empresa que faz fabricação de estruturas industriais e outros produtos por encomenda.
Atualmente funciona desta forma:
Aquisição de Materia Prima e materiais de consumo
D- Estoque C- Fornecedores ( - )impostos recuperar
Aquisição de serviços subcontratos (exemp.jateamento)
D-Estoque C- Fornecedores
Custos com mão de obra direta e encargos
D- Nas contas especificas do resultado (mão de obra; inss; etc)
C- Nas contas correlacionadas do passivo (salários a pagar etc)
No final do mês o sistema cálcula com base nas horas apontadas na produção e faz o lançamento
D- Estoque
C- Respectivas contas de resultado ( Mao de obra etc)
Todos os demais custos de produção como:
Eenérgia mão de obra indireta; alimentação transporte depreciação etc. São contabilizados diretamente no resultado em suas respectivas contas;
Acho que tem algo errado pois no estoque de produtos só consta: materiais, serviços subcontratados e mão de obra direta, sendo estes custos integrantes do produto acabado e os mesmos só são baixados para custo (CPV) no momento da venda.
Já os demais custos são lançados diretamente como custos., independentes da venda.
Por favor me ajudem! como deve funcionar de forma correta a contabilização dos custos de produção;
Da forma que é feita não tenho certeza se esta atendendo as determinações contábeis e fiscais.
Me orientem por favor!!!
Aguardo ansiosa o apoio de vocês caros colegas.
Um abraço