x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 20.537

Lancamento de notas fiscais entrada e saida

Tania Aparecida

Tania Aparecida

Prata DIVISÃO 4 , Administrador(a) Empresas
há 15 anos Domingo | 20 junho 2010 | 22:45

BOA NOITE!
Na minha empresa, ainda não tem sistema pra se lançar a escrita fiscal, estamos ainda implantando, entao tenho que fazer lançamentos, de nota fiscal na contabilidade, tanto saida, como entrada, como faço estes lançamentos, incluindo seus impostos, icms, ipi pis e cofins???? como entrar com esta nota no estoque também.... inclusive preciso de um exemplo com valores também.

Nota se ainda não se tem contabilidade na empresa, só há saldos de clientes e fornecedores, não tem saldo de estoque lançado, a contabilidade se iniciará na empresa, a partir de junho 2010

muito obrigada!

Tania

MARCO ANTONIO MOREIRA

Marco Antonio Moreira

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 21 junho 2010 | 08:02

bom dia colega!!! ai vai os lçtos:
notas de compras: debito de estoque (AC) a credito de fornecedores (PC)
os impostos nao cumulativos se houver vc debita impostos a compensar (AC) e credita o estoque, notermino do mes vc trasnfere este saldo para a conta passiva do mesmo para confrontação e apuração.
notas de saidas:
debito de clientes (AC)
crédito de receitas (CR)
ajudei?? abraços!!1

CONTMORE - Gestao de Negocios
Tania Aparecida

Tania Aparecida

Prata DIVISÃO 4 , Administrador(a) Empresas
há 15 anos Segunda-Feira | 21 junho 2010 | 21:41

Oi Marco Antonio, brigado...
Na entrada, eu entendi a contabilização dos impostos, mais no saida como faço para contabilizar os impostos?

e a compensação no saida eu posso fazer?

como faço pra calcular, pis e cofins, no saida, se a empresa é lucro presumido.... é correto pegar e somar os totais das vendas e simplismente calcular 0,065% e 3%

abraços

Tania
grata

Tania

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 2 julho 2010 | 19:30

Boa noite, Tânia

Considerando que Marco Antônio lhe indicou apenas um lançamento genérico e superficial, o que nem sempre poderia se aplicar ao planejamento dos procedimentos contábeis da empresa em questão, e que com certeza há substancial número de tópicos com debates sobre suas dúvidas, sugiro-lhe uma pesquisa em nosso banco de dados.

Bons estudos.

Nota:
Um livro didático básico, como aqueles do ensino técnico, provavelmente também lhe seria útil, pois assim que forem dominados os conceitos básicos de débitos e créditos, facilmente a partir de uma simples análise da essência do ocorrido você conseguirá contabilizar estes fatos.

Ricardo C. Gimenez
Professor público de matemática
Contador com CRC ativo desde 1995
Blog de Procedimentos Contábeis

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade