x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 20.395

Lancamento de notas fiscais entrada e saida

Tania Aparecida

Tania Aparecida

Prata DIVISÃO 4 , Administrador(a) Empresas
há 14 anos Domingo | 20 junho 2010 | 22:45

BOA NOITE!
Na minha empresa, ainda não tem sistema pra se lançar a escrita fiscal, estamos ainda implantando, entao tenho que fazer lançamentos, de nota fiscal na contabilidade, tanto saida, como entrada, como faço estes lançamentos, incluindo seus impostos, icms, ipi pis e cofins???? como entrar com esta nota no estoque também.... inclusive preciso de um exemplo com valores também.

Nota se ainda não se tem contabilidade na empresa, só há saldos de clientes e fornecedores, não tem saldo de estoque lançado, a contabilidade se iniciará na empresa, a partir de junho 2010

muito obrigada!

Tania

MARCO ANTONIO MOREIRA

Marco Antonio Moreira

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 21 junho 2010 | 08:02

bom dia colega!!! ai vai os lçtos:
notas de compras: debito de estoque (AC) a credito de fornecedores (PC)
os impostos nao cumulativos se houver vc debita impostos a compensar (AC) e credita o estoque, notermino do mes vc trasnfere este saldo para a conta passiva do mesmo para confrontação e apuração.
notas de saidas:
debito de clientes (AC)
crédito de receitas (CR)
ajudei?? abraços!!1

CONTMORE - Gestao de Negocios
Tania Aparecida

Tania Aparecida

Prata DIVISÃO 4 , Administrador(a) Empresas
há 14 anos Segunda-Feira | 21 junho 2010 | 21:41

Oi Marco Antonio, brigado...
Na entrada, eu entendi a contabilização dos impostos, mais no saida como faço para contabilizar os impostos?

e a compensação no saida eu posso fazer?

como faço pra calcular, pis e cofins, no saida, se a empresa é lucro presumido.... é correto pegar e somar os totais das vendas e simplismente calcular 0,065% e 3%

abraços

Tania
grata

Tania

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 2 julho 2010 | 19:30

Boa noite, Tânia

Considerando que Marco Antônio lhe indicou apenas um lançamento genérico e superficial, o que nem sempre poderia se aplicar ao planejamento dos procedimentos contábeis da empresa em questão, e que com certeza há substancial número de tópicos com debates sobre suas dúvidas, sugiro-lhe uma pesquisa em nosso banco de dados.

Bons estudos.

Nota:
Um livro didático básico, como aqueles do ensino técnico, provavelmente também lhe seria útil, pois assim que forem dominados os conceitos básicos de débitos e créditos, facilmente a partir de uma simples análise da essência do ocorrido você conseguirá contabilizar estes fatos.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade