Victoria de Almeida
Iniciante DIVISÃO 3 , Analista ContabilidadeOlá, meu cliente fez uma transferencia da PF para PJ de R$20.000,00 via banco, para pagar despesas gerais da empresa. Minha dúvida é: Isso é permitido? E como deve ser lançado?
respostas 2
acessos 403
Victoria de Almeida
Iniciante DIVISÃO 3 , Analista ContabilidadeOlá, meu cliente fez uma transferencia da PF para PJ de R$20.000,00 via banco, para pagar despesas gerais da empresa. Minha dúvida é: Isso é permitido? E como deve ser lançado?
Maria Paula Rahn
Prata DIVISÃO 2 , Consultor(a) Tributário Victoria de Almeida,
Essa operação é uma operação de empréstimo, então o tratamento contábil deve ser:
D – Bancos (Ativo Circulante – disponibilidades)
C – Empréstimo de sócios (PNC)
Base Legal:
RIR Decreto nº 332/1991
Lei nº 11.638/2007
Lei nº 11.941/2009
Lei das Sociedades por Ações
Lei nº 9.249/1995
Medida Provisória nº 449/08
Parecer Normativo CST nº 23/1981
Resolução CFC nº 1.159/2009
Anderson Kolera Silva
Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) ContabiliddeBoa tarde !
Complementando:
Sobre esse empréstimo incide IOF e IRRF s/o juros - se não houver juros pode-se caracterizar fraude financeira.
Se não há previsão de devolução por parte da empresa, recomendo lançar como AFAC - Adiantamento para Futuro Aumento de Capital, que não há tributação alguma e que deverá ser capitalizada em até 12 meses.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade