x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 390

OPINIÃO: Contábil junto com Fiscal ou separado

TIAGO PEREIRA COSTA

Tiago Pereira Costa

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 1 ano Sábado | 26 novembro 2022 | 13:54

Galera boa tarde.
Por gentileza aqueles mais experientes se possível compartilhar a sua opinião:
> Estamos passando por uma restruturação no escritório onde eu atuo, então surgiu uma visão de se juntar o operacional do departamento contábil com departamento fiscal, ou seja unir as operações, o mesmo colaborador que fecha a escrita fiscal do cliente X, fecharia também a escrita contábil. Qual a opinião de vocês? Funciona? 

TIAGO PEREIRA COSTA
Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Domingo | 27 novembro 2022 | 20:39

Aqui no escritório nós já trabalhamos com esta metodologia (um departamento fiscal/contábil). Desde 2012 dividimos os departamentos e achamos melhor.

Eventualmente discutimos a possibilidade de voltar a metodologia anterior, mas, para nossa realidade, ainda entendemos como vantajoso separar fiscal e contábil.

Renan Correa Videira

Renan Correa Videira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 28 novembro 2022 | 15:38

Trabalhei com os 2, infelizmente o contábil acaba ficando defasado (as contabilidades principalmente as que dão um pouco mais de trabalho) costumam ficar atrasadas...funciona dependendo da demanda que você tem....se forem poucas empresas por analista e no geral empresas fáceis de fazer a contabilidade (sem folha de pagamento e etc.) dá pra juntar os 2....fora isso não tem como...as necessidades que surgem após os fechamentos fiscais (necessidade de clientes, adiantamento da apuração do mês seguinte) acabam atrapalhando o contábil

Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 28 novembro 2022 | 16:50

Boa tarde,
Sugiro a separação dos departamentos sempre que possível. Ao se concentrar em apenas um departamento o funcionário consegue se especializar melhor naquela área, evitando erros e também agilizando a forma de trabalho. Ao deixar o funcionário dividido entre duas áreas, dificilmente o mesmo se tornará um "especialista" nessas áreas, sempre saberá um pouco de cada. Não acho viável.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.