x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 96

aquisição de Patrimônio pela internet

ISAAC NEWTON DE FREITAS GADELHA

Isaac Newton de Freitas Gadelha

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2022 | 10:17

Bom dia a todos!
Compramos um patrimônio para a empresa pela internet via markplace. Para a concretização da transação, foi realizado um pagamento antecipado via boleto bancário em nome da empresa "A". Quando da entrega do bem adquirido, foi emitida a referida nota fiscal em nome da empresa "b". Qual o tratamento contábil que deveremos adotar para baixar a obrigação, haja vista que o pagamento foi realizado em nome da empresa "A" e a entrega das mercadorias foi em nome da empresa "B"?
 

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2022 | 11:48

Isaac,

A obrigação é assumida perante a vendedora do bem. Se outra pessoa jurídica recebeu é de se presumir - salvo prova em contrário - que ela recebeu por conta e ordem da fornecedora dos bens. A recebedora, se isso ocorreu (se houve o recebimento por conta e ordem), não tem relação comercial ou jurídica com a adquirente pois autua como representante da fornecedora. 

ISAAC NEWTON DE FREITAS GADELHA

Isaac Newton de Freitas Gadelha

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2022 | 12:03

Bom dia Edmar!
No caso em concreto a empresa vendedora (emitente da Nota fiscal de venda) possui CNPJ diferente da empresa que recebeu o adiantamento. Visto que no markplace há uma empresa que representa as outras empresas envolvidas ao qual realiza a intermediação da relação comercial, garantido a entrega da mercadoria e o pagamento da fatura.  A nossa preocupação maior é saber como proceder para não haver problemas com a baixa da obrigação. E se há algum entendimento contábil para este tipo de relação comercial.

obrigado pela ajuda caro amigo!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade