x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 139

Dúvida Contábil

Welliton Rodrigo de Souza

Welliton Rodrigo de Souza

Prata DIVISÃO 1 , Estagiário(a)
há 2 anos Terça-Feira | 29 novembro 2022 | 17:55

Boa tarde colegas

Estou fazendo acerto de alguns caixas de empresas do simples de acordo com a DEFIS de 2021, estava tudo bagunçado no  sistema em alguns anos não tinha lançamento e nem tenho mais os documentos para consulta. Minha dúvida e a seguinte o resultado de exercício de 2020 está na conta LUCROS/PREJUIZOS DO EXERCICIO 568,82D, como faço para zerar o saldo dessa conta sendo que não tenho saldo na conta LUCROS/PREJUIZOS ACUMULADOS que está zerada ? 
Lembro de uma aula no começo da faculdade onde o professor disse que o passivo como débito tem lançamento errado

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 30 novembro 2022 | 08:08

A conta "Lucro/Prejuízo do Exercício" geralmente é só uma conta transitória utilizada nos softwares no momento da apuração do resultado do exercício. Como o saldo é devedor, transfira para "(-) Prejuízos acumulados" e verifique no seu sistema como automatizar este processo.

Com relação ao fato da conta estar com saldo devedor, note que o nome da conta possui o termo "(-)" que indica o fato da conta ser redutora, tal como ocorre com depreciações acumuladas ou tributos sobre as vendas. Portanto, prejuízos do exercício e prejuízos acumulados de fato terão saldo devedor, afinal das contas, são saldos que reduzem o valor do patrimônio líquido.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: