Prezado Saulo, como de praxe suas respostas são concisas e didáticas.
Receio que eu não tenha sabido expor a colocação adequadamente. Deixe-me reformular a pergunta. Ressalvo que se trata de um ano-calendário cuja escrita foi feita por outro colega.
Como você explicou, a conta "Adiantamento de Clientes" representa numerários que os clientes pagam antes de o serviço ter sido realizado. Geralmente a parcela paga adiantada representa o custo do serviço, de modo que o fornecedor se protege de prejuízos decorrentes de eventuais inadimplências. Lança-se a crédito o "Adiantamento de Clientes" e digamos "Caixa" a débito pelo valor adiantado.
Quando o serviço é prestado, meu melhor entendimento é que a conta "Adiantamentos de clientes" deva ser lançada a débito em contra partida a "custo de serviço prestado" (ou "estoques" se envolver venda de mercadoria). Uma conta do ativo circulante tipo "contas a receber" deve ser lançada a débito pelo valor que o fornecedor pode exigir do cliente em contrapartida a uma de receita (porque a essa altura a NF já deveria ter sido emitida e a receita reconhecida).
Portanto, entendo que a conta "Adiantamentos de Clientes" não pode apresentar saldo devedor. Correto ? Entendo que se ela apresenta saldo adverso é porque a própria escrita não é confiável. É isso mesmo ou existe outro entendimento ?
Se eu passasse a ser responsável pela escrita daquele ano, eu promoveria a conciliação e faria os lançamentos de estorno adequados. Enquanto o responsável for outro colega, respeito a técnica dele e deixo como está.
Já detectei que existem lançamentos a débito de "Adiantamento de Clientes" - PC em contrapartida a "Contas a Receber" - AC.
Se fosse saldo credor em conta caixa, o Fisco poderia aplicar a presunção legal de omissão de receita e tributar. Mas o saldo adverso está no PC não no AC.
Minha pergunta é : uma vez que o razão analítico aponta saldo devedor em conta de passivo circulante (especificamente "Adiantamentos de Clientes"), o Fisco pode presumir omissão de receita ? Que providência o Auditor pode querer tomar ?