x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 128

Imposto de renda

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 5 dezembro 2022 | 12:15

Boa Tarde,

Isento até 40 mil ano.

At. te

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Vanil Antonio Serafim

Vanil Antonio Serafim

Prata DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 5 dezembro 2022 | 12:29



Gigele,

Boa tarde!

`` bolsa de estudo em escolar particular`` . Não vejo como rendimento ., Mas o valor recebido para pagamento de bolsa de estudo em colégio particular  e sim tributado . Veja se não me falhe a memoria Lei 7.713/1988.

Vanil

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 5 dezembro 2022 | 12:54

Gisele,
Sim, são isentos. Salvo se houver vantagem ao doador ou caracterização de contraprestação de serviços pelo bolsista.
Caso ultrapasse o valor anual de 40 mil reais, o bolsista é obrigado a entregar a declaração do imposto de renda anual, ainda que se tratando de rendimentos isentos.

Vanil Antonio Serafim

Vanil Antonio Serafim

Prata DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 5 dezembro 2022 | 13:08

Gisele,

Da maneira que foi exposto , sim e não é isento.

Mas se estiver dentro Dec. Lei 9580/2018 :
Art. 26. Ficam isentas do imposto de renda as bolsas de estudo e de pesquisa caracterizadas como doação, quando recebidas exclusivamente para proceder a estudos ou pesquisas e desde que os resultados dessas atividades não representem vantagem para o doador, nem importem contraprestação de serviços.
Parágrafo único.  Não caracterizam contraprestação de serviços nem vantagem para o doador, para efeito da isenção referida no caput, as bolsas de estudo recebidas pelos médicos-residentes.                 (Incluído  pela Lei nº 12.514, de 2011)
Parágrafo único.  Não caracterizam contraprestação de serviços nem vantagem para o doador, para efeito da isenção referida no caput, as bolsas de estudo recebidas pelos médicos residentes, nem as bolsas recebidas pelos servidores das redes públicas de educação profissional, científica e tecnológica que participem das atividades do Pronatec, nos termos do § 1o do art. 9o da Lei no 12.513, de 26 de outubro de 2011.                (Redação dada pela Lei nº 12.816, de 2013)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade