Cláudia Moral Gonçalves
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Bom dia colegas.
Minha empresa vai entregar a ECD 2023.
A ECD 2023 vai me pedir para recuperar a ECD 2022 só que em 2022 fiz livro caixa, alguém sabe como ficará esse caso?
respostas 6
acessos 1.243
Cláudia Moral Gonçalves
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Bom dia colegas.
Minha empresa vai entregar a ECD 2023.
A ECD 2023 vai me pedir para recuperar a ECD 2022 só que em 2022 fiz livro caixa, alguém sabe como ficará esse caso?
Diego Jardim Silva
Ouro DIVISÃO 1 , Encarregado(a) ContabilidadeFiz um teste aqui e verifiquei que o PVA do Sped Contábil apenas emite uma advertência. Advertências não são impeditivas da entrega de obrigações assessórias.
Acredito que o problema de entrega você vai conseguir resolver, apenas garanta que seu cliente tome ciência dos possíveis problemas que pode ter de não possuir escrituração contábil em determinado período.
Tiago Pereira Costa
Prata DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeBoa tarde,
Eu entendo que a empresa não venha a ter problemas se a mesma fez livro caixa e não estava obrigada a entrega do SPED no ano de 2022, uma vez que a mesmo pode optar pela escrituração convencional ou simplificada "livro caixa", conforme orientação RFB.
Cláudia Moral Gonçalves
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Muito obrigada Diego por até fazer um teste. Obrigada também quanto a orientação sobre o cliente.
Tiago penso como você, nosso colega Diego fez até um teste e só dá advertência.
Boas festas à vocês.
Marcelo Rodrigues
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Bom dia, Pessoal!
A empresa que optar pela escrituração contábil no Simples Nacional, automaticamente estará obrigada a entrega da ECD?
Poderia apenas manter a escrituração em formulários impressos?
Obrigado.
Lindoneres G. Silva
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a) Marcelo Rodrigues,
Empresas tributadas pelo Simples Nacional não são obrigadas a entregar a ECD, mais nada impede que entregue de forma facultativa.
Marcelo Rodrigues
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Lindoneres,
Então, basicamente mante-se como alternativas:
1 - Controle de Livro Caixa, tributação por presunção;
2 - Escrituração contábil em formulários impressos, com isenção total na Distribuição de Lucros.
Está certo meu entendimento?
Obrigado pelo apoio!
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade