Isabela
Iniciante DIVISÃO 4 , Analista FiscalOlá!
Tenho que lançar um pagamento de parcelamento, minha dúvida é como lanço os juros? Ou melhor, qual conta eu debito
Coloquei em juros passivos mas acho que está incorreto..
Agradeço desde já!
respostas 3
acessos 259
Isabela
Iniciante DIVISÃO 4 , Analista FiscalOlá!
Tenho que lançar um pagamento de parcelamento, minha dúvida é como lanço os juros? Ou melhor, qual conta eu debito
Coloquei em juros passivos mas acho que está incorreto..
Agradeço desde já!
Raimundo Pereira Lima
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa tarde Paola!
Dá um pouco de trabalho é para controlar, mas ao invés de dar baixa na obrigação mensal de Recolher o Tributo tal, para CAIXA ou BCO, o faço para o Crédito de Parcelamento Fulano de tal, do Estado. Município, da RFB ou da PGFN;
Diego Jardim Silva
Ouro DIVISÃO 1 , Encarregado(a) ContabilidadeFaço como o Raimundo no que diz respeito a amortização do saldo principal, e o valor dos juros, nós lançamos em "Despesa com Juros passivos" sim.
Nós estamos passando por uma transição no que tange o período de reconhecimento destes juros.
1 - Procedimento adotado até o presente: Nós deixávamos em aberto nas contas específicas (Simples Nacional a Recolher, Pis a recolher, IRRF a recolher, etc) apenas o saldo principal, e no momento da consolidação do parcelamento reconhecíamos no resultado do exercício, a multa e os juros. Neste momento também fazíamos a transferência de saldo das contas específicas para conta de parcelamento (Também individualizada por número do parcelamento). Mensalmente, nós lançávamos os juros apenas da diferença entre o valor do principal definido para a consolidação do parcelamento e o valor do DARF/GARE/GPS recolhidos.
2 - Procedimento que iremos adotar após a elaboração de uma planilha para controle: Reconheceremos no resultado do exercício (Despesas com juros passivos) todos os juros mensalmente, assim que o tributo ficar em atraso (em conta específica de "Juros sobre tributos em aberto a recolher"), e durante os recolhimentos, apenas iremos dar baixa no passivo que já estava em aberto. Esta mudança se dará para melhor atendimento aos princípios da prudência e da competência.
Isabela
Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Fiscalmuito obrigada!
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade